Corrida para liderar na segurança

A PSafe Tecnologia aposta nesse mercado de segurança virtual e quer crescer no segmento brigando com concorrentes já tradicionais

Startup criada há três anos pelo grupo Xangô, holding brasileira especializada em empresas de tecnologia em nuvem, a empresa está lançando cinco novos programas – um deles, uma atualização mais leve do antivírus para computadores -, além de sistemas multiplataformas (para Android, Windows e Mac), e um navegador com bloqueio de propagandas e proteção contra ataques de sites maliciosos.

“Por enquanto, não estamos focados em receita e sim no crescimento da base”, diz o CEO Marco de Mello, executivo com 20 anos de experiência na área de TI, dez deles dedicados na Microsoft, onde foi responsável pelas inovações no Hotmail, Exchange Server 2007 e sistemas de segurança do Windows, um dos mais visados do mundo pelos cibercriminosos.

Segundo Mello, o ano de 2014 será importante para fortalecer a marca na América Latina, já que os produtos, sempre gratuitos, estão sendo traduzidos para o espanhol, especialmente para o México, Colômbia, Chile, Uruguai e Argentina.

A empresa estará investindo R$ 100 milhões até 2016, com suporte da holding Xangô e de seus investidores estrangeiros, entre eles os fundos de venture capital Redpoint, eVentures, Index e Pinnacle, e só em 2015 vai buscar receita.

O objetivo, diz Mello, é usar os produtos da PSafe para oferecer outras soluções e serviços de parceiros. “A partir do ano que vem, esperamos obter receita com a plataforma através de parcerias com outras empresas que nos pagarão para recomendarmos produtos seguros pela nossa home page e também através do pacote de segurança PSafe Suite (recém lançado). Assim, aplicativos e jogos que sejam seguros pagarão à PSafe por instalação a cada vez que um usuário baixar um de seus produtos”, explica o CEO.

A startup vai analisar e testar os parceiros para garantir segurança ao usuário “porque o nosso negócio é baseado na confiança”. Buscapé e Microsoft são duas empresas que já estão trabalhando com a PSafe nesse modelo de negócios e Mello informa que já houve uma taxa de conversão 20 vezes maior do que a de um banner comum.

A startup tem 30 milhões de instalações e 15 milhões de usuários ativos de seu PSafe Antivirus no Brasil. Ele foi o primeiro produto da empresa, lançado há dois anos, e agora ganhou uma versão mais leve, com novos recursos, em português e em espanhol. “Queremos ser o número um no mercado de softwares gratuitos de segurança no Brasil ainda em 2014, com 60 milhões de usuários”, aposta Mello. É uma briga difícil, num campo onde predominam softwares conhecidos e também gratuitos como o Avast! e o AVG.

A empresa tem sede no Rio, escritório comercial em São Paulo e unidade de pesquisas e desenvolvimento em Florianópolis. Hoje a startup brasileira possui 30 servidores online e possui certificação da AV-Comparatives, uma organização independente e sem fins lucrativos que testa se os softwares antivírus para computadores e smartphones entregam o que prometem.

Antivírus e navegador

A média de reincidência do usuário brasileiro atingido com pragas virtuais em suas máquinas é de cinco vezes por ano, diz Mello, “porque ele é social, prefere a pirataria e não gosta de pagar. Então, precisamos oferecer algo realmente bom e que seja de graça, que garanta a segurança e a privacidade”.

Um desses programas é o PSafe Antivirus, que agora está com motores de detecção, remoção e bloqueio de ameaças digitais em tempo real, e traz um outro engine de regras comportamentais. A ferramenta analisa e alerta contra possíveis alterações na configuração do PC por parte de softwares de terceiros – como alteração de página do navegador, na sequência de inicialização do Windows e mudanças no registro ou em arquivos protegidos. Isso pode incomodar um pouco o usuário porque sempre aparecem esses alertas na tela.

Aos distraídos são importantes porque informam sobre o que está acontecendo na máquina, e embora alguns comportamentos não sejam malwares (programas maliciosos) ou vírus, alteram o PC sem autorização prévia e tornam o computador mais lento. O antivírus já removeu 400 milhões de vírus mo Brasil desde abril de 2011, diz a empresa.

Para Windows e desktops outra novidade é o navegador Web, leve e duas vezes mais rápido que o Chrome, que importa as extensões já instaladas no browser do Google, se esse for o navegador padrão na máquina, e todos os seus plug-ins. Além disso, bloqueia os pop-ups e anúncios invasivos dos sites abertos e também as URLs falsas e maliciosas. Outra facilidade é que ao acionar as teclas CTRL+N no navegador, o usuário já visualiza os 12 sites visitados com frequência por ele. Os objetivos são segurança e velocidade, diz Mello, mas o produto tem uma função de conveniência, especialmente para o ambiente de trabalho. O browser pode ser configurado para travar algum vídeo (ou sons) que o usuário esteja visualizando no momento em que o chefe se aproxima da mesa.

Robustez

O pacote PSafe Suite é para Windows e Mac OS (desktops) e combina diversos aplicativos num só produto. Tem como principais tarefas acelerar o computador, reduzindo a inicialização do Windows em 40%, e aumentar a velocidade da internet em 50%. Ao fazer uma varredura rápida no PC, o programa remove do disco rígido todo o lixo deixado ali por outros softwares incorretamente instalados, assim como os não desejados e desnecessários (ou sem a permissão do usuário), faz uma limpeza nos navegadores e ainda aciona o antivírus com um clique.

Um detalhe importante é que toda esse trabalho dos programas de segurança e varredura acabam usando muito a memória RAM das máquinas enquanto estão ativos, por isso, o ideal é optar só por um pacote (se instalar a suíte completa não precisará do antivírus, por exemplo).

A PSafe também está de olho no segmento móvel, especialmente no sistema operacional Android, grande alvo dos ataques virtuais e com 60% das infecções constatadas em 2013, segundo a Alcatel-Lucent. O relatório de segurança da Cisco aponta que 99% de todos os malwares móveis foram direcionados para smartphones com Android.

O pacote para essa plataforma é bem robusto para um produto gratuito: inclui antivírus, antiphishing (proteção contra sites falsos), adiciona os spams a uma lista negra, faz limpeza e aceleração do aparelho (removendo coisas inúteis), traz filtros contra SMS trazendo mensagens publicitárias, proteção antirroubo que inutiliza o celular de forma remota se ele for roubado, e embute um otimizador de bateria.

Um recurso interessante é o cofre de privacidade pelo qual o usuário permite a criptografia de fotos e mensagens privadas impedindo o vazamento de informações confidenciais. O acesso só se dará com uma senha-mestra e impede que terceiros acessem aplicativos sem a autorização.

Tags: