rp_cortana_2014-07-11.jpg

Saiba como a Cortana acerta o resultado de jogos da Copa do Mundo

Você já conhece a Cortana? A assistente virtual do Windows Phone é capaz de acertar o resultado de jogos da Copa do Mundo. Saiba como!

Cortana - assistente do Windows Phone

 

Esqueça o polvo Paul, a tartaruga Cabeção ou qualquer outro ser do mundo animal que queira se passar por vidente. Em adivinhar os resultados da Copa do Mundo, a Cortana, assistente virtual do Windows Phone, tem sido imbatível. O aplicativo acertou todos os 14 jogos que se propôs a adivinhar, entre eles a histórica derrota da seleção brasileira para a Alemanha.

A Cortana não é capaz de acertar o placar, apenas quem irá vencer as partidas. O app faz uma varredura no Bing para pesquisar informações referentes a confrontos passados, classificação em rankings, porcentagem de vitórias entre uma série de outras estatísticas.

Com as informações coletadas, o aplicativo utiliza um método criado por David Rotchchild, economista da Microsoft Research, para prever resultado de eleições, ganhadores de Oscar e outras premiações em eventos de grande porte. Para ter uma noção, nas eleições dos EUA, em 2012, Rotchchild acertou o resultado de 50 entre 51 colégios eleitorais do país.

E o aplicativo já sabe quem vai ganhar a Copa do Mundo. No jogo deste domingo (13) entre Alemanha e Argentina, a Cortana apontou os germânicos como os campeões. Já na disputa de terceiro lugar entre Brasil e Holanda, neste sábado (12), o app colocou a seleção canarinho como a vencedora da partida.