Cuidado! Novo vírus aproveita falha de segurança em Java e ataca computadores

Um novo vírus que ataca o Java foi identificado na semana passada. Através da brecha vulnerabilidade no Java, os cibercriminosos conseguem transformar os computadores em “máquinas zumbis”, conhecidos […]

Um novo vírus que ataca o Java foi identificado na semana passada.

Através da brecha vulnerabilidade no Java, os cibercriminosos conseguem transformar os computadores em “máquinas zumbis”, conhecidos também como botnets.

Isso possibilita que o PC seja controlado completamente pelo hacker, o que amplia a quantidade de danos e ataques a outros computadores e sites. 

Como age

A falha identificada no Java é a CVE-2013-2465. Através dela, o hacker consegue inserir um malware no computador, que é enviado diretamente para o diretório e executa-se sempre que o computador for reiniciado, oferecendo acesso total ao sistema. Quando identificado, o malware apresenta-se com a denominação “jsuid.dat”.

O computador passa a ser controlado por meio do protocolo IRC e utiliza o framework PircBot que auxilia na comunicação com o hacker. Com este vírus instalado, os hackers podem realizar ataques de negação de serviço (DDoS), podendo tirar sites do ar.

Como se proteger

Várias estratégias podem ser utilizadas para evitar ser vítima desse golpe. A primeira delas é instalar a versão mais recente do Java. Para saber se o seu computador está com a versão mais recente do Java, entre no site e realize uma verificação da instalação.

Caso você esteja com versões anteriores, desinstale-as e instale a nova versão. A desinstalação de versões antigas deve ser feita através do Painel de Controle – Desinstalar um Programa.

Além disso, é sempre bom lembrar que é altamente recomendado instalar as últimas atualizações de qualquer programa que você utiliza em seu computador. Além de garantir um melhor desempenho, as atualizações já vêm com correções e proteções para as mais recentes ameaças digitais.

Também é importante agendar a verificação do PSafe Antivirus. Desta maneira, a segurança contra ameaças digitais estará garantida e o PSafe Antivirus vai monitorar 100% do seu computador 24 horas por dia em 7 dias da semana.

Tags: