Destaques do Congresso Mundial de Mobilidade 2014

Mais de 85.000 pessoas de mais de 200 países visitaram o Congresso Mundial de Mobilidade 2014, quebrando o recorde anterior. O evento anual, realizado este ano em Barcelona, […]

Mais de 85.000 pessoas de mais de 200 países visitaram o Congresso Mundial de Mobilidade 2014, quebrando o recorde anterior. O evento anual, realizado este ano em Barcelona, na Espanha, não é apenas uma vitrine de novos aparelhos e acessórios, mas também antecipa as novas tendências ao examinar as questões que afetam o setor.

Estes foram alguns dos destaques dos palestrantes da convenção:

Facebook se une ao WhatsApp

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg falou sobre a recente aquisição do WhatsApp pela sua empresa, um movimento que sugere para alguns que a indústria de tecnologia está saindo dos computadores desktop e laptops. O Facebook, que começou como um site projetado para esses dispositivos tradicionais, comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões.

Zuckerberg disse que a aquisição permitiria que o WhatsApp (que possibilita aos consumidores enviar textos e fotos de graça) se concentrasse em conectar mais pessoas ao redor do mundo.

Em sua primeira aparição pública desde a aquisição, o CEO do WhatsApp, Jan Koum disse que o WhatsApp implementará as chamadas de voz gratuitas ainda este ano.

A televisão abraça os aplicativos

Robert Bakish, presidente e CEO da Viacom International Media Networks, discutiu como a televisão está usando a tecnologia móvel. Bakish disse que 50% da geração do milênio assiste TV pela Internet e dois terços dos proprietários de tablets utilizam seus aparelhos para assistir TV.

Na esperança de tirar proveito disso, programas de TV como Bob Esponja oferecem aplicativos que têm sido um enorme sucesso. O canal Nickelodeon, da Viacom, também tem um novo aplicativo que permite aos usuários acessar jogos, vídeos, episódios completos de TV e outros conteúdos.

Vencedor do "Jeopardy" da IBM não parou por aí

A CEO da IBM, Virginia Rometty, desafiou os participantes a criar aplicativos móveis que pudessem tirar proveito do Watson, um supercomputador que venceu dois dos maiores campeões do programa de TV "Jeopardy" em 2011. A IBM espera que os recursos de linguagem natural e análise do Watson formem a base para aplicativos de negócios e consumo.

Assim que a IBM aceitar as ideias dos desenvolvedores de softwares, três vencedores receberão apoio da IBM para continuar a desenvolver os aplicativos e lançá-los no mercado.

Shazam vai além da música

Com o uso do reconhecimento de conteúdo automatizado, o Shazam começou como uma forma de as pessoas identificarem a música que ouvem no rádio, mas não sabem o nome.

Agora, o CEO Rich Riley informou seu desejo de expandir os serviços para a televisão, filmes, eventos ao vivo e ambientes de varejo.

Para mostrar um pouco das suas habilidades, os usuários do Shazam identificaram 1,1 milhão de trechos de áudio durante a transmissão do Grammy Awards em janeiro, além de 700.000 anúncios durante o último Superbowl, disse Riley.

Questões de segurança

Conforme o setor de telefonia móvel continua a crescer, as questões de segurança terão de ser abordadas, segundo observaram vários palestrantes.

Timotheus Hottges, CEO da Deutsche Telekom, disse que os aplicativos gratuitos ainda cobram um preço. Assim que eles são baixados, os criadores dos aplicativos vendem os dados pessoais dos clientes obtidos durante o download para os anunciantes, ou utilizam os dados para vender outros produtos.

Ainda que alguns programas ofereçam medidas de segurança, como o PSafe Suite Android, Hottges disse que há uma necessidade de regulamentação global em matéria de proteção de dados. Jinwoo So, CEO do provedor sul-coreano SK Planet, disse que os consumidores deveriam ter a opção de controlar os seus dados. Aqui no Brasil, o primeiro passo nessa direção foi dado com a aprovação do Marco Civil da Internet na Câmara.