Dicas para acelerar de graça a sua internet

Quem não quer navegar na internet de forma mais rápida? Este é um desejo de muitos, mas a única maneira efetiva de aumentar a velocidade da internet é […]

Quem não quer navegar na internet de forma mais rápida? Este é um desejo de muitos, mas a única maneira efetiva de aumentar a velocidade da internet é contratando um plano de velocidade maior com o provedor do serviço. Mas você sabia que existem outras formas de dar uma turbinada na sua navegação?

O PSafe Turbo já identifica tudo o que pode ser realizado para melhorar o funcionamento do navegador, indicando a desativação de plugins desnecessários e oferecendo um desempenho melhor do PC e do browser. Mas tem um outro item que também acelera a sua internet sem você precisar gastar um centavo: alterar o servidor DNS do Google.

Recentemente, a empresa desativou todos os servidores DNS que tinha no Brasil. Isso significa que, toda vez que tenta acessar um site, precisa esperar mais tempo para navegar. É claro que nem todo mundo usa o servidor DNS do Google, mas você pode executar alguns testes para verificar qual DNS é o mais rápido para você e alterar a configuração – caso seja necessário.

Teste

Para saber qual DNS é o mais rápido para o seu computador, a ferramenta perfeita é o Namebench, que pode ser baixado aqui. Depois de instalar o programa, você pode executá-lo e ele fará um teste indicando qual é a melhor alternativa para você. O teste pode demorar e o resultado é apresentado diretamente no canto direito superior da tela do programa.

Você ainda verá que estão escritos Primary Server e Secondary Server. Anote os números indicados, porque estes são os IPs que você deverá utilizar em seguida.

Configuração

Ao descobrir o melhor servidor DNS, acesse a Central de Rede e Compartilhamento do Windows. Para chegar a este local, é só clicar na imagem que indica que a internet está funcionando e selecionar Abrir a Central de Rede e Compartilhamento.

Então, clique em Alterar as Configurações do Adaptador, no lado esquerdo da tela.

Em seguida, selecione Conexão Local usando o botão direito do mouse se você utilizar internet com cabo ou clique em Conexão de Rede sem Fio se você utilizar wi-fi. Em seguida, opte por Propriedades.

Será aberta a janela Propriedades de Conexão Local. Num dos campos disponíveis, haverá a opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4). Clique em cima da opção e depois em Propriedades.

Então, digite os números de IP que você anotou anteriormente, no Primary Server e Secondary Server. O número do Primary Server deve ser inserido no Servidor DNS preferencial. Já o IP do Secondary Server deve se destinar ao Servidor DNS Alternativo. Então, clique em OK e reinicie a sua conexão. Ela deverá estar mais rápida.

Tags: