É um gamer? Saiba como aumentar sua segurança online

Se você joga videogame, seja num console ou no PC, deve ficar ligado nas dicas de segurança.

O mundo está se acostumando a se proteger na internet, com as mais variadas ferramentas que estão disponíveis, e com o próprio aprendizado, devido a experiências ruins. Os gamers, porém, encontram mais dificuldades para ficar livres de ataques de cibercriminosos, que se aproveitam justamente dessa falta de proteção para fazer as ações ilegais. Se você joga videogame, seja num console ou no PC, deve ficar ligado nas dicas de segurança.

A primeira coisa que você deve saber é que os hackers costumam usar fóruns clandestinos para vender acesso a contas de jogos da vítima. O roubo de personagens, por exemplo, é muito comum. Isso porque um personagem de um MMORPG, que já esteja num nível avançado e com equipamentos que o jogador suou para conseguir, pode custar até US$ 10 mil.

Veja também Game da semana: Resident Evil HD Remaster

O simples download de uma foto pode fazer com que suas credenciais sejam roubadas. E a dor de cabeça para se recuperar uma conta é grande. O jogador pode passar dias e até semanas para reaver o seu perfil. E quando isso acontece, é possível que o personagem esteja “nu”, ou seja, sem todos os equipamentos que você investiu tempo e dinheiro para conquistar.

Os cartões de crédito para as compras online também geram grande perigo. Não caia em e-mails de promoções, que na verdade podem estar lhe encaminhando para uma armadilha phishing. Antes de clicar em qualquer link enviado a você, certifique-se de que ele está partindo de uma fonte oficial.

Dicas básicas para jogar e não se preocupar

Portanto, para não cair em armadilhas, muito cuidado com as campanhas de phishing e jogadores desconhecidos. Muitas vezes você é direcionado a um site ou arquivo que podem ser armadilhas.

Verifique e tenha certeza de que você não está indo para a boca do lobo. Se não tiver certeza se o site ou arquivo são confiáveis, evite. Se for preciso, entre em contato com a empresa para saber se foi realmente enviado algo a você.

Não desative o seu antivírus e o mantenha atualizado. Também use senhas fortes. Muitos lotes de contas foram roubados em 2014, pelo simples fato de usuários terem senhas fracas. E, mesmo que a sua seja complexa, mude-a com regularidade.