7 dicas para fazer compras online de forma mais segura

Selecionamos sete dicas para te ajudar a ter mais segurança na hora de encarar as compras online. Saiba quais são!

Uma das maiores vantagens da internet são as compras virtuais. A praticidade, o preço vantajoso e agilidade do comércio eletrônico atraem mais e mais usuários.

No entanto, esse tipo de comércio está na mira constante de hackers e fraudes que podem expor sua privacidade e aplicar grandes golpes financeiros.

Abaixo, selecionamos algumas dicas de como tornar suas compras mais seguras no ambiente digital:

1) Senhas fortes

Na maioria dos casos, um E-Commerce pede que você registre-se no site com uma conta e senha que devem ser criados pelo usuário. Por isso, faça uma senha de pelo menos 6 caracteres, números, letras e símbolos como @ ou !.

Ter senhas complexas e difíceis de adivinhar manterá aos criminoso longe de sua conta e das informações do seu cartão de crédito registrada. Aqui, selecionamos dicas de como criar uma senha forte.

2) Dê preferência varejistas conhecidos

Empresas de varejo mais conhecidas, além de oferecer sistemas mais robustos e preparados para eventuais ataques, carregam a confiança de marcas sólidas e que podem dar a menor dor de cabeça possível com problemas rotineiros.

Por isso, busque produtos em varejistas reconhecidos como Netshoes, Dafiti, Ponto Frio, Magazine Luiza, Saraiva, Amazon e Ebay.

3) Evite redes de Wi-Fi públicas

Sempre tente de fazer suas compras on-line em casa ou no escritório, em uma rede segura e privada. É muito mais fácil que um hacker furte seus dados em redes de Wi-Fi públicas. Muitas pessoas podem navegar ao mesmo tempo utilizando a rede com você, abrindo brechas de segurança.

4) Verifique o Encryption

Veja se a página conta com um pequeno ícone de cadeado na barra de endereços do seu navegador. É um símbolo para o SSL – Secure Sockets Layer.

Sites que utilizam SSL cifram suas transações e são muito mais seguros. Esses sites geralmente utilizam um s após o https://, se isto aparecer para você, significa que o ambiente é seguro.

5) Revise frequentemente seus extratos on-line

Não espere uma surpresa desagradável na fatura de seu cartão de crédito do mês que vem.

Apesar do estrago já ter sido feito após a identificação da fraude, você pode ligar para o seu banco e pedir o congelamento da conta e cartões.

6) Cuidado com as fraudes de phishing

Uma fraude de phishing consiste em um e-mail falso que utiliza o nome de um site confiável ou instituição financeira, pedindo informação pessoal e financeira. A maioria dos vendedores nunca vai pedir esta informação por e-mail, já que a empresa já tem a mesma em seu cadastro.

Procure informações de que o correio eletrônico possa ser fraudulento; Talvez o logotipo da empresa pode estar ligeiramente diferente ou o endereço utilizado no domínio do e-mail. Muitos ainda pedem que você faça o download de um arquivo que se apresenta como um DOC ou PDF, mas que na verdade, é um vírus disfarçado.

7) Utilize um antivírus atualizado

Para ter certeza de que sua experiência de compra on-line e que seu dispositivo se mantenha seguro, é importante escancear seu sistema com frequência e utilizar um navegador seguro, como o PSafe Internet que conta com proteção para compras online, anti-phishing e bloqueio de pop-up e propagandas abusivas.

Tags: