13 maneiras criar senhas seguras e navegar tranquilo

Os hackers podem ter acesso aos seus dados com facildade. Aprenda nesse post deixar as senhas protegidas.

Atualmente, os hackers estão muito mais sofisticados. Eles conseguem quebrar uma senha em poucos minutos, usando programas de quebra de senha que testam milhões de combinações possíveis a cada segundo.

É por isso que não é aceitável continuar usando a mesma senha de cinco anos atrás e, muito menos, usá-la para tudo que você faz. A menos que você tome precauções sérias para criar senhas robustas e protegê-las, você terá uma grande chance de ser hackeado, será apenas uma questão de tempo.

Listamos 13 coisas que você pode fazer para proteger seus dados e sua identidade.

1. Não use a mesma senha em suas contas de e-mail ou redes sociais

Use uma senha diferente para cada site, conta de e-mail e plataforma social que você visite regularmente. (Mantenha a calma. Não é tão difícil. Continue lendo).

2. Mude a senha com frequência

É recomendado que todas senhas sejam alteradas pelo menos a cada 90 dias.

3. Crie senhas fortes

Evite o uso de palavras muito comuns. Elas são alvos fáceis para programas de quebra de senha.

4 . Não use informações comuns para criar senhas

Evite o uso de palavras e números que são facilmente associadas com você, como as datas de nascimento de si mesmo e da família, nomes de animais de estimação, nomes de ruas e números de endereço etc.

5 . Evite incluir palavras populares nas senhas

Evite palavras que são altamente significativas para algumas pessoas, como “Deus”, “Jesus”, “dinheiro”, “amor” e “password”. Além disso, evite os nomes de celebridades e marcas populares, como “IPassword”.

6. Use o número máximo de caracteres

Crie senhas que tenham pelo menos 8 caracteres. Inclua uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, como ^} ou números. Se você quiser estar realmente seguro, crie uma senha que tenha entre 14 ou mais caracteres. Estas são muito mais difíceis de quebrar do que senhas que usam menos caracteres.

7. Faça senhas com frases secretas

Considere o uso de frases secretas ao invés de senhas. Estas são frases como uma letra de canção, uma linha de poesia ou um ditado. Elas são difíceis de quebrar, mas fáceis de lembrar.

8. Cuidado ao escrever ou armazenar sua senha

Nunca escreva suas senhas em um papel e guarde perto do computador. Além disso, não crie um documento digital com todas suas senhas e armazene em seu desktop ou disco rígido interno. Em vez disso, escreva em um documento armazenado em um pen drive USB separado ou disco externo. Mantenha esta unidade externa em um local seguro, longe do computador.

9. Alterne navegadores para acessar as contas

Considere o uso de navegadores diferentes para diferentes atividades online. Por exemplo, o navegador PSafe Internet é ideal por ser o mais resistente a hackers. Então, use para suas transações financeiras e compras online.

Para visitar as redes sociais ou e-mail, use navegadores como o Safari, Internet Explorer, Chrome ou Firefox. Em outras navegações, a maioria das atividades online, utilize sempre o mesmo navegador e apenas ele. Evite enviar informações pessoais ou senhas para o navegador que você usa para navegar.

10.  Respondendo a pergunta de segurança dos softwares e sites

Alguns programas de software e sites adicionam uma camada de segurança além da senha, pedindo para responder uma pergunta de segurança. Você pode adicionar esse nível extra de proteção, respondendo com um non sequitur, ou seja, algo que é incoerente com a pergunta.

Por exemplo, se a questão pede o nome da cidade onde você nasceu, digite a primeira linha do hino nacional ou uma citação de um livro ou filme.

11. Verificação de identidade nas contas do Google

Se você usa e-mail do google, o Gmail, você pode solicitar a verificação da identidade em duas etapas.

Assim por diante, quando você digitar a sua senha de e-mail, o Google irá enviar automaticamente uma única sequência de código que verifica sua identidade para o programa de e-mail.

12.  Cuidado com redes pública para  usar a internet

Evite o uso de redes sem fio abertas para o público. Se você tem uma rede sem fio em sua casa ou escritório, proteja com uma senha forte para evitar que pessoas não autorizadas utilizem.

13. Tenha um bom antivírus no seu computador

Instale o PSafe Total para proteger o seu computador contra programas mal-intencionados. Eles podem roubar suas senhas e outros dados. O programa da PSafe também protege ontra vírus, adwares, spywares, entre outras ameaças. Além disso, ele ainda acelera a navegação.

Se você seguir estas diretrizes para criar e cuidar de suas senhas, você irá reduzir significativamente as suas chances de se tornar uma vítima de hackers e golpistas. Vai levar um pouco de tempo extra, mas vai valer a pena o esforço.

           

             

Tags: