Enem à vista? Conheça o MECFlix, do Ministério da Educação

Plataforma de videoaulas do MEC oferece preparação gratuita online

Quem vai fazer o Enem este ano já pode ir se preparando com uma mãozinha do MECFlix, a plataforma de videoaulas do Ministério da Educação (MEC). Lançada em abril, ela oferece conteúdo grátis e atende tanto a quem quer estudar num esquema de intensivão, com aulas de todas as disciplinas, quanto a quem prefere priorizar os temas nos quais o aluno tem mais dúvida.

Leia mais: MEC lança plataforma virtual com videoaulas para o Enem

Nós usamos o site e trouxemos detalhes de como são o cadastro e a navegação por lá. Pronto para o passeio? Então acompanhe a gente:

Primeiro passo: o cadastro

É muito simples e rápido. Basta preencher seu nome e e-mail e criar uma senha. Marque a caixa “Aceito os termos de uso” e faça a verificação à direita, clicando em “Não sou um robô”. Então, clique em “Registrar”.

Agora, você pode salvar e personalizar a exibição de videoaulas de acordo com os seus interesses, avaliar o conteúdo e visualizar playlists de outros usuários.

Assista a uma playlist automática

As playlists automáticas de cada campo de estudo estão organizadas já na tela da conclusão de cadastro. Quando clicar em uma delas, você vai ser direcionado para uma sequência predeterminada de videoaulas. Assista à lista sugerida ou pule para os temas que de seu interesse clicando nas miniaturas à direita.

Monte uma playlist própria

Se preferir montar a sua própria sequência de vídeos, faça uma busca ou selecione-os a partir das playlists automáticas e clique em Salvar, embaixo do quadro do vídeo. Crie uma nova playlist com o tema em questão. Exemplo: “Biologia”. Nas próximas vezes que salvar um vídeo, essa playlist estará lá. Crie quantas playlists quiser, com os mais variados temas.

Explore outras funções

Você também pode fazer anotações nos vídeos e acessá-las depois, através da sua conta. Além disso, é possível avaliar as videoaulas entre uma e cinco estrelas e publicar dúvidas na seção de comentários. E não é só. Quem quer se preparar para o exame também pode participar dos simulados do portal Hora do Enem, também do Ministério da Educação.

A primeira edição já rolou, mas os próximos serão em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. A inscrição é grátis e a nota sai na hora.

Tags: