Entenda a importância de fazer backup no seu Mac

Aprenda a otimizar o espaço disponível no seu Mac e não sofra mais com a falta de espaço.

Nossos computadores guardam nossa informação mais privada e valiosa. Fotos de viagens familiares, dados financeiros, todos nossos contatos e inclusive nossos documentos e conversações tem valor. O que acontece se de repente toda esta informação desaparecer? Fazer backup no seu Mac ou PC assegura que partes importantes de sua vida continuem seguras, inclusive se seu equipamento físico é perdido, roubado ou prejudicado.

“Fazer um backup” do computador é um termo que significa simplesmente copiar seus arquivos importantes para um sistema protegido separado do computador. Dessa forma, se alguma coisa acontecer a seu computador, seus dados estão a salvo e você poderá acessar eles com segurança depois.

Em uma pesquisa anual de 2011 dirigida pelo Blackblaze Data Backup, aponta que só 7% das pessoas fazem backup do seu computador todos os dias ou mais. Dos que fazem backup do seu equipamento, só 27% das pessoas o fizeram mensalmente ou mais. Seus resultados encontraram que o 94% dos usuários de computadores estavam em risco de perder seus dados, o que significa que todo o armazenado no disco rígido de seu computador poderia perder-se para sempre. Não fazer backup do computador com frequência deixa fotos, documentos, música e outros dados importantes vulneráveis.

Os dois métodos mais populares de backup de dados são através de um disco rígido externo ou serviços na nuvem. Um disco rígido externo é igual ao disco rígido de seu computador, e pode facilmente transferir arquivos desde seu computador à unidade externa para mantê-los a salvo. Um conselho importante é manter o dispositivo de backup em um espaço seguro e protegido de danos como fungos. Os sistemas na nuvem armazenam os dados em um servidor remoto longe de seu computador. Simplesmente suba seus arquivos através da página da empresa que lhe fornece a nuvem, e estes se armazenam de forma segura com fácil acesso. Também é crucial comprovar que a cópia de segurança foi bem-sucedida e que é capaz de recuperar seus arquivos caso for necessário.

Manter seu computador seguro é um passo importante para manter a salvo seus arquivos mais importantes. PSafe Total para o Windows e Mac ajuda a eliminar qualquer malware ou arquivos que pode danificar seu computador e fará que seu PC esteja preparado para fazer backup das coisas importantes.