Entenda o que é a cultura DevOps

Esse movimento veio para ajudar as equipes de desenvolvimento e de operação a trazer soluções para o usuário de forma mais rápida. Conheça

O movimento DevOps tem como objetivo acabar com a distância entre o time de Desenvolvimento e o de Operação de TI incentivando a colaboração entre eles. Apesar de importante, se a cultura da empresa não for modificada, será só mais uma nomenclatura de negócios. A primeira mudança na cultura deve ser aumentar a colaboração entre essas duas áreas.

Pode-se dizer que o compartilhamento de responsabilidade é um aspecto importante da cultura DevOps. Afinal, é fácil para o time de desenvolvimento se desinteressar do projeto quando sai das mãos deles e passa a ser cuidados pela equipe de operação. Já, se o time de desenvolvimento compartilhar a responsabilidade de ficar de olho no sistema durante todo o seu ciclo conseguirá entender a dor do pessoal de operação e ajudar na descoberta de formas mais fáceis de realizar o deploy.

Já se o time de operação compartilhar a responsabilidade com desenvolvimento poderá entender melhor as necessidades operacionais do sistema e ajudar. A colaboração entre essas duas áreas acaba ajudando ambos os lados e, consequentemente, o usuário.

Uma forma de facilitar essa colaboração é pondo ambas as equipes trabalhando no mesmo local. Afinal, não serão algumas resolverão os problemas que surgem no dia-a-dia e que necessitam de solução imediata. A ideia do DevOps faz com que, no final, esses times estejam tão integrados que seja difícil distinguir quem é desenvolvedor e quem é operação.

No entanto, um erro é chamar uma equipe de DevOps e assim nomear os colaboradores. Eles têm funções distintas, mas complementares. Se isso for feito, acabará com a ideia de quebrar barreiras entre equipes que essa cultura trouxe. Outra mudança na cultura da empresa é a necessidade de equipes autônomas, permitindo que tomem decisões sem burocracia. Isso tudo traz melhorias e agilidade para se ter um produto final de qualidade.

Tags: