whatsapp_criptografia

Entenda o que é criptografia, novo recurso do WhatsApp

A atualização agora impede que terceiros vejam suas mensagens armazenadas e aumentam segurança.

Parece que a nova versão do WhatsApp quebrou a internet. A galera segue xingando muito no Twitter e mostrando que não entendeu a mensagem do app. Mas o aviso veio para ajudar o usuário e evitar os papéis de trouxa que a gente vive interpretando por aí. Mas calma que a gente vai explicar o que essa tal de criptografia significa. E não tem nada a ver com o Superman.

Leia mais: Como ficar invisível no WhatsApp

Para aumentar a privacidade dos usuários, o aplicativo gastou toda sua tecnologia para dar mais segurança aos celulares. A tal criptografia de ponta-a-ponta nada mais é que uma maneira de transformar suas mensagens em códigos ilegíveis onde só o remetente e o destinatário têm acesso.

O recurso evita que terceiros peguem seu celular para ler suas mensagens, para isso existe o Cofre, mas ele impede que grampos ou escutas consigam captar suas informações. Não é necessário ativar ou modificar as configurações para utilizar. A nova ferramenta está, aos poucos, alcançando toda base de usuários do aplicativo gratuitamente. Porém, é necessário que os envolvidos na conversa, seja em dupla ou num grupo, atualizem a nova versão do WhatsApp.

Com a criptografia de ponta-a-ponta os funcionários do app também não acessam suas conversas. Medida tomada para evitar problemas com a justiça e aumentar a privacidade dos clientes. Não há nenhuma maneira de desativar esta opção e a tecnologia não codifica só textos, mas também fotos, áudios e vídeos. Então, pode mandar nudes usar sem medo.