internet-compartilhar-smartphones

Entenda os sistemas operacionais mobile

Existem diversos sistemas operacionais para celular e tablet, mas você conhece eles? Veja os principais OS mobile.

Apesar do Android e o IOS serem os mais conhecidos, existem diversos sistemas operacionais no mercado mobile. Cada um com sua singularidade, amadurecimento e, é claro, nível de aceitação dos usuários. Conheça os diversos OS e entenda um pouco deles.

O que é sistema operacional

Também conhecido como OS, o sistema operacional define quando e qual app irá utilizar cada peça do aparelho, como processador, memória etc. Ele faz a conexão entre o desejo do usuário e as engrenagens necessárias para que o app realize aquele comando. Como tudo é muito rápido, podemos utilizar diversos apps ao mesmo tempo.

Qual é a principal diferença entre os sistemas mobiles

Os fabricantes de smartphone tentam aumentar as vendas com câmeras potentes, grande armazenamento e velocidade do processador, mas o sistema operacional conta muito também. É importante saber os recursos que ele oferece e a qualidade e quantidade de apps disponíveis. Veja alguns pontos dos OS disponíveis no mercado.

Android

Está na frente em relação à quantidade de apps e de usuários. Também é o OS que conta com a maior variedade de aparelhos, com todos os tipos de tela, resoluções e desempenho. O que peca nele é a qualidade de alguns apps, mas é amenizada pela quantidade. Uma curiosidade: para quem não sabe, o Android descende do Linux.

iOS

Desde o seu lançamento, em 2007, os aparelhos utilizam a tela sensível ao toque, iniciando uma nova era no mercado. Esse sistema é desenhado para explorar ao máximo o potencial do aparelho. O lado ruim é que os apps só podem ser baixados pela loja da empresa e muitos são pagos. Uma curiosidade: o antepassado do IOS é o BSD.

Windows Phone

Tem bom desempenho e está aprimorando as funcionalidade e integração de aplicativos. O lado bom dele é a integração com computadores Windows. Apesar do sucesso no mundo dos computadores, a empresa não conseguiu replicar no mundo móvel.

BlackBerry

Funciona nos celulares de mesmo nome desde 1999 e teve seus recursos adaptados no decorrer do tempo. Os novos modelos abandonaram o desenho de teclado físico e aderiram ao touchscreen. Apesar do sucesso no passado e da mudança na tela, ainda não conseguiu retomar seu lugar de destaque.

Firefox

Visando telefones de baixo custo, a Mozilla lançou o próprio sistema operacional móvel. Ainda em fase de amadurecimento, traz um sistema flexível e fácil de usar, mas com poucas opções de aparelhos. Por ainda estar em fase inicial, tem poucos aplicativos. Curiosidade: O Firefox é baseado no Linux.

De acordo com a IDC, em 2014 os três mais usados são Android (76,6%), iPhone (19,7%) e Windows (2,8%).

Tags: