Conheça o Google Glass o óculos tecnologico do futuro

Com novos dispositivos tecnologicos, como o Google Glass, a preocupação com segurança aumentou, veja os novos spywares e virus que podemos encontrar.

Uma discussão sobre a segurança de dispositivos inteligentes do futuro

Vivemos numa época muito emocionante; óculos hands-free, podem funcionar como uma câmera, procurar os melhores restaurantes e fazer chamadas telefônicas. Tecnologia incrível como o Google Glass é cada vez mais fácil de usar e também menos incômodo. Não é absurdo pensar que, na próxima década, dispositivos inteligentes para vestir como o Glass serão tão comuns como os telefones inteligentes são agora.

O iminente aumento de dispositivos baseados na internet das coisas, com alguns potencialmente tão pequenos que não poderão ser vistos pelo olho humano, expõe varias questões de segurança relacionadas com as seguintes tecnologias:

Gravação Sigilosa

Uma das preocupações levantadas mais frequentemente com respeito à privacidade dos dispositivos inteligentes usáveis é o potencial da tecnologia de realizar gravações sigilosas, quando alguém grava um vídeo de outra pessoa sem sua permissão. Outra preocupação é subir esse conteúdo para fazê-lo público. Se alguém quer gravar alguém com a tecnologia tradicional, geralmente estão obrigados a obter um formulário de consentimento. Não é assim com o Glass, ao menos não no momento.

"Isto não é um computador, isto é um spyware", afirma Jamie Court, Presidente do Consumer Watchdog, sobre o Glass. "É impossível que um típico americano saiba que está sendo gravado". Gravar sem consentimento é possivelmente a maior controvérsia relacionada com a segurança que poderia surgir se o uso do Glass se massifica.

Aplicativos com Reconhecimento Facial

Embora a Apple provavelmente proibisse qualquer app que possa identificar a uma pessoa por reconhecimento facial, segue sendo uma preocupação de privacidade. Ser capaz de obter informação pessoal simplesmente com uma imagem em um aplicativo parece coisa de filme de ficção científica, mas a aparição do Glass pode fazer isto uma realidade.

Invasão de Spyware e Virus

Os computadores estão, em sua maioria, limitados a um só lugar, a diferença do Glass, que pode registrar cada momento enquanto você está com ele. A característica de operação móvel e a todo momento do Glass, é atrativa para os hackers que queiram acessa-lo. Imagine um Hacker acessando um vídeo de você escrevendo seu número de pin num caixeiro automático, só porque está usando o Glass?

Se existirem essas preocupações de privacidade, muitos serão resistentes a usar o Glass em todo momento, inclusive quando apagado. Com a tecnologia atual, você pode proteger-se com programas antivírus e de segurança para Android para eliminar spywares e ameaças relacionadas com vírus em seu telefone, mas ainda não se conhecem as soluções de segurança para o Glass.

Enquanto o Google Glass oferece uma interessante vista da próxima onda de dispositivos inteligentes, surgem algumas preocupações de privacidade, especialmente aquelas associadas a gravações privadas, reconhecimento facial e a gravidade de possíveis spywares e vírus relacionados com a perda de privacidade.

Tags: