Europa ameaça monopólio do Google

Polêmica no Velho Continente: União Europeia quer dividir o Google em duas empresas

Polêmica no Velho Continente: União Europeia quer dividir o Google em duas empresas

Ninguém duvida que se alguma empresa um dia vai dominar o mundo, essa companhia é o Google. Porém, o gigante americano da internet já encontra vozes que querem diminuir o seu poder e evitar o monopólio da rede.

Além de garantir o direito de ser esquecido, fato que pode alterar o resultado de pesquisas na internet, a Europa agora quer controlar o poder em mãos do Google e propõe a divisão do conglomerado em duas empresas distintas: o motor de buscas de um lado e os demais serviços da empresa de outro, com a justificativa de impedir o monopólio da rede por parte da companhia.

Os executivos do Google estão furiosos, mas o Parlamento Europeu promete avançar para conter o crescente poder do Google sobre a internet. Empresas menores e até a Microsoft já formalizaram reclamação contra o gigante acusando-o de prática desleal ao forçar o rankeamento dos seus serviços para a segunda página de pesquisa, o que diminui o acesso a estas empresas por parte do usuário de internet ao impedir que sejam encontradas.

A empresa de Bill Gates também diz que o Google tem tornado o trabalho do Bing mais complicado ao dificultar a listagem de outros serviços do próprio Google no buscador concorrente, como vídeos do Youtube. A preocupação da EU é que o Google, dominando o mercado de buscas, possa guiar os resultados para levar os usuários a utilizar serviços da empresa e não apresentar os seus concorrentes, constituindo monopólio da rede.

A União Europeia não pode obrigar que o Google seja partido em dois, mas pode fazer pressão com políticas antitruste para que isso aconteça.

Google e EU fizeram um acordo neste ano, mas por reclamações da Microsoft e de alguns outros concorrentes, o processo ser reaberto. O Google é investigado há três anos no continente e a nova proposta deverá ser votada nesta quinta-feira.