Facebook atualiza feed para carregar em conexões mais lentas

A rede social informou em seu blog que está trabalhando para que todos os usuários tenham uma boa experiência.

Nem todos os celulares que acessam redes sociais têm uma conexão boa ou velocidade para carregar vídeos e imagens instantaneamente. Se você tem um Android que trava ao abrir novas páginas, certamente entende bem sobre isso. Muitos sites conhecem esta dificuldade, mas não modificam suas plataformas para auxiliar o público.

O Facebook pensou diferente e anunciou em seu blog oficial uma alteração no feed de notícias. A intenção é fazer com que pessoas se conectem ao site mesmo utilizando uma internet de baixa velocidade. O projeto permite que a timeline mostre o que a conexão permitir. Por exemplo, se o perfil está numa boa velocidade de navegação aparecerão vídeos, fotos e textos. Porém, se a internet estiver muito lenta, ele verá apenas o que for mais fácil carregar.

O que muda?

A equipe também mencionou que a linha do tempo priorizará o carregamento do primeiro post para que o usuário possa ler seu feed aos poucos, sem precisar esperar a página carregar por completo. Anteriormente, muitos aparelhos carregavam a página inteira ao mesmo tempo. O site informou que agora aceita o formato Progressive JPEG, que permite carregar uma versão menor enquanto o download da foto não se completar na página.

Os engenheiros fizeram outra alteração na rede. Usuários que perderem a conexão ou acessarem de uma rede muito lenta, poderão ver conteúdos carregados anteriormente. Desta forma, se o perfil estava numa conexão rápida num momento anterior, as histórias continuarão na página e poderão ser lidas mesmo offline.

Tags: