Facebook lança botão “dislike” #SQN

Entenda por que o Facebook não tem o botão que o Youtube tem: "não curti"

Uma das formas que foram modificadas graças ao Facebook é como nos manifestamos em relação a algum conteúdo que nos agrade. Se for algo positivo, que nos traga algum tipo de satisfação, apenas apertamos o botão "curtir" para sinalizar que aprovamos. Agora se for algo negativo? Não existe um botão "não curti" para mostrarmos nossa insatisfação. Bret Taylor, ex-CTO do Facebook, explicou o motivo dessa opção nunca existir na maior rede social do mundo.

Taylor, que participou da criação do famoso like, explicou ao TechRadar que ao pensarem no botão os executivos estavam focando naquele usuário que gostou do conteúdo, mas não tinha palavras para descrever o sentimento. "As pessoas queriam reconhecer algo, mas não tinham nada a dizer", revelou Taylor, que agora trabalha para o aplicativo Quip.

Além disso, outras palavras foram pensadas para o botão. Imagina você dar um "Cool" na foto da sua namorada ou um "Wow" no comentário do seu amigo. Ainda bem que eles conseguiram reverter a tempo.

Um dos motivos para o Facebook não ter um botão de "dislike" está nas implicações negativas que isso poderia trazer para o usuário comum. Para Taylor, existiria muito mais cyberbullying do que tem hoje na rede social. “Tenho a sensação de que ele traria resultados sociais negativos. Se você não gosta de algo, provavelmente há o que dizer a respeito, então é melhor comentar", explicou.

Outra questão está relacionada à publicidade. Uma campanha, com investimento de milhões, poderia ir por água abaixo por ter mais interações negativas do que positivas.

O 'dislike' no YouTube

Outras redes sociais, como o YouTube, implementaram o dislike onde o usuário pode sinalizar que não gostou de determinado vídeo ou até mesmo comentário de outros usuários. De certa forma até que funciona bem, já que serve para o produtor do conteúdo, conforme a quantidade recebida, identificar que o vídeo que ele fez não agrada o público.

Outro ponto positivo está no ranking de comentários. Além do YouTube, alguns portais de notícia também utilizam o botão de "like" e "dislike" para dar destaque aos comentários que receberem mais ou menos interações positivas e negativas.

Uma das alternativas apontadas para a implementação do botão de "dislike" no Facebook é o próprio usuário escolher se quer ou não que o botão esteja disponível em seus posts e fotos. Mas parece que Zuckerberg, o chefão da rede social, não quer nem ouvir falar disso.

E você? Acha que o botão de "dislike" faz falta no Facebook? Ou quando não gosta de algum post você escreve sem economizar palavras para expressar o que pensa sobre a publicação?

Tags: