Facebook testa pela primeira vez seu drone de internet

Facebook chega a fase de testes do projeto de drones para distribuir internet aos locais mais isolados do mundo e gera esperança de mudanças

O primeiro teste de voo do drone foi realizado no Reino Unido e de acordo com o comunicado de Mark Zuckerberg, o teste foi bem-sucedido, mas o design ainda não está adequado. A avião não tripulado terá uma envergadura com 35m, maior que a de um Boeing 737, porém será mais leve que um carro.

Veja também: outros projetos do Facebook como o ThreatExchange e o Facebook At Work

Os drones foram criados para levar internet aos locais mais remotos, permitindo que todos tenham acesso à rede mundial de computadores. Movidos a energia solar captada pelos painéis solares em suas asas poderão ficar no ar por meses sem precisar aterrissar. Além disso, voarão em altitudes de cerca de 20km, baixo o suficiente para emitir um sinal forte e não atrapalhar os aviões.

O projeto faz parte do Internet.org e visa uma forma barata de disponibilizar internet. Eles podem ser monitorados com facilidade, são mais barato e geram a energia necessária para funcionar. Ele também pode retornar para o solo, sem problemas, para manutenção. Espera-se que em poucos anos o projeto esteja pronto para uso.

Tags: