Falso aplicativo de segurança ficou entre os mais baixados da Google Play

Uma semana: Esse foi o tempo que um aplicativo malicioso chamado Virus Shield permaneceu entre os mais baixados da Google Play, a loja do Android.

A fraude foi descoberta pelo blog Android Police, que ainda destacou os números obtidos pelo aplicativo: O Virus Shield conquistou 4,7 estrelas de avaliação (o máximo da loja são 5) e foi baixado mais de 10 mil vezes. Ele alcançou a liderança entre os apps pagos da Google Play e o terceiro lugar do ranking geral.

Por US$ 3,99, o aplicativo prometia a proteção contra ameaças, verificação de apps e proteção de informações pessoais. Só que a única coisa que a aplicação fazia era modificar o ícone entre ativado e desativado no seu painel.

A única informação disponível sobre o desenvolvedor é um e-mail de contato com domínio live.com (serviço de e-mail da Microsoft). Alguns usuários relatam contato com o mesmo sem sucesso.

O Virus Shield já foi retirado da loja de aplicativos do Google e a recomendação é para que os usuários o desinstalem do celular. O Android Police apurou que todos os reviews positivos do produto eram falsos.

Esse episódio só aumenta o alerta para importância de baixar aplicativos de desenvolvedores confiáveis, uma vez que a natureza aberta da Google Play permite esse tipo de golpe. E lembre-se que segurança para o seu smartphone é um item essencial, por isso, baixe o PSafe Suite Android que é totalmente gratuito e protege seu aparelho da ação de hackers, além de contar com suporte em português.

Tags: