3 maneiras de fazer backup de seus arquivos

Já aconteceu com o qualquer um de nós: um dia, o computador normalmente para de ligar. Se você não tem backup, a aflição de que toda a informação […]

Já aconteceu com o qualquer um de nós: um dia, o computador normalmente para de ligar. Se você não tem backup, a aflição de que toda a informação presente naquela máquina pode ser perdida toma seus pensamentos.

Por isso, é sempre recomendável ter um backup configurado para não correr o risco de não só perder as fotos da família, como também, arquivos de trabalho e informações muito importantes.

 

Faça o backup para uma unidade de rede

Conectado a uma rede? Considere fazer backup de seus arquivos em uma unidade de armazenamento de rede. Comum em escritórios, estas unidades permitem que você acesse seus arquivos de qualquer computador na rede, ou seja, se o seu computador para de funcionar, você vai ser capaz de encontrar todos os seus arquivos em outro computador da rede até que você seja capaz de consertar ou substituir o seu próprio computador.

 

Use um serviço de nuvem

Se você não está conectado a uma rede, não se preocupe; ainda existem opções para aqueles com computadores que operam sem estar conectados a outro. Uma delas é usando um serviço de backup baseado em nuvem, que armazena seus arquivos na Internet. Se o seu computador parar de funcionar, você pode acessar seus arquivos entrando com seu login no serviço de nuvem até que você seja capaz de ter o seu próprio computador funcionando novamente, para que assim você possa transferir seus arquivos. A desvantagem desta opção é que a maioria dos serviços baseados em nuvem não fornecem armazenamento suficiente para fazer backup de um computador inteiro, além de cobrar uma taxa mensal pelo serviço.

 

Faça backup dos seus arquivos em um disco rígido externo

Se você não quer pagar mensalmente por um serviço de nuvem e não está conectado a uma rede, a sua melhor aposta para fazer backup é usar um HD externo. A maioria dos computadores oferecem meios para agendar backups de rotina em um HD externo, que pode ser conectado facilmente através da porta USB. Embora seu custo seja semelhante ao de um ano de serviço de armazenagem em nuvem, um disco rígido externo é uma compra única que pode durar um longo tempo.

Siga as dicas que listamos e lembre-se que a melhor forma de evitar a perda dos arquivos é a prevenção em primeiro lugar. Por isso, use um antivírus eficaz para sua proteção.