Saiba como se proteger de Cramming, cobranças indevidas no celular

Saiba o que é Cramming e aprenda a se proteger. Fique atento à sua conta de celular para evitar gastos desnecessários.

Como diria um famoso político brasileiro, nunca antes na história deste país apareceram tantas cobranças sobre serviços ou gastos que você nunca fez! Bom, mas acontece que desta vez a malandragem de cobrar por algo que não foi contratado aconteceu… nos EUA.

A empresa T-Mobile está sendo acusada de lucrar com gastos mascarados na conta dos clientes como despesas inexplicadas que surgem como as chamadas “crammings”.

A prática, antes bastante comum em telefonia fixa, agora começa a aparecer na telefonia móvel. Reguladores afirmam que a cobrança se inicia quando, ao conectar a internet via celular, o usuário aceita inadvertidamente algum tipo de propaganda ou anúncio que permite a cobrança em sua conta.

A adesão é imediata e o telefone passa a receber dezenas de mensagens de texto sobre os temas, com custo mensal a ser debitado na conta telefônica.

Como não cair na armadilha de Crammings

A FTC (Federal Trade Commission) orienta os clientes a conferir suas contas telefônicas com a mesma atenção que o fazem nos gastos com cartões de crédito.

A quantidade de reclamações foi tão grande que a T-Mobile decidiu criar um plano para reembolsar clientes que foram lesados por cobranças indevidas. A empresa ainda seguiu o caminho que AT&T, Verizon Wireless e Sprint já haviam feito e não permitiu mais que terceiros pudessem fazer cobranças através de serviços de mensagens de texto.

Segundo a FTC, as medidas não foram suficientes para ressarcir todo o prejuízo causado. Nos últimos anos já foram propostos US$ 33 milhões em multas, o que corresponde a apenas 1% do valor perdido pelos consumidores com cobranças indevidas neste período.

A T-Mobile se defendeu, garantindo que a empresa somente cobrará dos clientes aquilo que foi acordado no momento da adesão do serviço.

É bom ficar de olhos bem abertos!

Tags: