Com qual frequência você deve verificar se seu PC possui vírus

Analisando o uso que você faz do seu computador, a PSafe tira sua dúvida quanto à frequência que você deve manter para escanear seu PC.

Psafe Total

 

Muitas pessoas perguntam quantas vezes eles devem analisar os seus computadores em busca de vírus. Não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, porque depende de três fatores principais. Estes incluem: 1) quantas vezes você usa a internet, 2) A segurança de rede que você usa para acessar a internet e 3) o tipo de software de segurança instalado em seu computador.

 

Com que frequência você usa a Internet

Geralmente, quanto mais você usar a internet, mais cuidadoso você deve ser para proteger o seu computador e dados de vírus e software malicioso (malware). Se você usa a Internet todos os dias, e às vezes, visita sites desconhecidos ou faz muitos downloads, o mais inteligente é executar uma varredura completa de vírus toda semana. Se você usa a Internet poucas vezes por semana e visita sites muito populares e seguros (Microsoft, Google, Apple, etc), você pode realizar uma verificação completa a cada semana.

 

A segurança de sua rede

Se você usar uma ethernet corporativa para acessar a internet – que é administrada pelo departamento de TI da sua empresa, por exemplo -, então, toda a rede será mantida segura pelos seus colegas de sistemas. Em tal situação, você só precisa executar uma verificação de vírus se você for instruído a fazê-la pelo administrador da rede.

Se você acessar a internet em uma rede doméstica, especialmente de uma conexão sem fio, verifique se você tem um firewall ativo instalado no seu roteador e também que o firewall integrado do seu computador está ligado. Verifique as configurações de segurança do computador para ver se elas são suficientes para advertir se involuntariamente visita um site sem certificação ou pouco seguro.

Evite o uso de redes públicas sem fio disponíveis em cafés e outros locais públicos, uma vez que não são protegidos por senha e são mais vulneráveis ??a hackers que os tipos de redes discutidos anteriormente. Se você estiver usando uma rede pública, não visite sites que requerem senhas ou informação que possa ser usada ??para roubar sua identidade, como banco online ou portais de compras.

Se tiver certeza de sua rede é segura, então você pode executar uma varredura completa uma vez a cada duas semanas. Mas se você tem alguma dúvida em sua mente sobre a segurança de uma rede que você usou para acessar a internet, execute uma varredura mais assim que possível após o uso dessa rede.

 

O tipo de software de segurança em seu computador

Se você ainda não tem um antivírus instalado em seu computador, pare de ler agora e baixe o PSafe Total, disponível para Windows e Mac. Isto irá proteger o seu computador e dados de vírus e outros malwares. O sistema de proteção em tempo real da PSafe monitora continuamente a sua atividade e  alerta imediatamente caso detectar um malware tentando invadir o seu disco rígido. Esta proteção em tempo real é a melhor defesa contra códigos maliciosos já que está sempre ativa.

No entanto, você ainda deve fazer uma análise completa de todos os seus dados, uma vez por mês, só para ter certeza de que nenhum arquivo foi corrompido. Novos vírus são inventados todos os dias, e se você se esquecer de atualizar seu antivírus, um pedaço de código ruim pode entrar. PSafe Total atualiza automaticamente seu banco de dados por meio de uma base cadastrada na nuvem.

Algumas pessoas relutam em executar uma varredura completa, porque eles têm um monte de arquivos e uma análise completa leva muito tempo. Se você está nesta categoria, sugerimos que você mude alguns dos arquivos maiores e mais complexos para um disco rígido externo. Dessa forma, você pode executar uma varredura completa no disco interno do seu computador em menos tempo. Se você decidir usar discos externos, então se certifique de analisar eles depois de carregar os novos dados. Isso garante que os arquivos que você acabou de adicionar não contaminem o disco inteiro.

 

 

Tags: