Nove funções que vão fazer você querer mudar para o Lollipop

Neste post, separamos algumas novidades que foram inseridas no Android Lollipop. Confira.

Sempre quando é lançada uma nova versão do Android alguns usuários ficam frustrados, porque invariavelmente não há grandes mudanças visuais. No entanto, alguns recursos que não ficam tão aparentes aperfeiçoam a experiência com o sistema operacional para smartphones do Google. Neste post, separamos algumas novidades que foram inseridas no Android Lollipop. Confira.

Veja também: Como controlar as notificações de apps no Android Lollipop 5.0

Lanterna

Esqueça aplicativos de terceiros para utilizar o flash como lanterna. Com o Lollipop, esta função é nativa no sistema. Para estar sempre a postos quando precisar, você pode ter acesso à função modificando para que ela apareça nas configurações rápidas (quick settings).

Controle de dados

As operadoras brasileiras são cruéis com os pacotes de dados ofertados. Por isso, mantenha tudo sob controle. Com o Lollipop você pode configurar que o sistema te notifique quando estiver próximo de estourar o seu limite de consumo mensal. Acesse as configurações rápidas, deslizando com dois dedos na barra de notificações. Clique no sinal da operadora. Lá você define quando quer que seja notificado baseado na quantidade de dados que colocar. Por exemplo: se você tem 3GB de franquia, você pode definir que quando completar 2GB de dados consumidos o sistema envie um alerta automático.

Não perturbe

Há certos momentos que não queremos ser incomodados. Pensando nisso, o Lollipop tem a função "não perturbe", também conhecida como DND (Do Not Disturb). Você pode configurar tudo, desde o momento do dia que não quer ser incomodado, os aplicativos que quer receber notificações e os números que podem te ligar quando a função está ativa.

Tap And Go

Para quem demorava horas para configurar um smartphone novo, o Lollipop adicionou uma solução. O recurso, conhecido como Tap And Go, permite que todas as configurações, como conta do Google, aplicativos, widgets e papel de parede, sejam transferidos de um aparelho para o outro por NFC ou Bluetooth. 

Desbloqueio inteligente

O Android Lollipop adicionou alguns recursos de segurança bem interessantes. Para evitar que a todo momento seja necessário digitar a senha de desbloqueio, o sistema agora permite que se configure gadgets (carro, smartband, smartwatch etc.) de confiança. Para ativar o recurso, vá em Configurações/Segurança/Smart Lock/Dispositivos confiáveis.

Também é possível ativar este tipo de desbloqueio baseado em localização. Perfeito para quem quer instalar o sistema de automação baseado no smartphone. Siga o mesmo procedimento anterior e selecione os locais permitidos, ativando a função "Locais de Segurança".

Configuração de aplicativo

Com o Lollipop você pode ir direto às configurações do app em poucos passos. Basta manter pressionado o aplicativo até que apareça um menu com as opções de configuração.

Buscas

Achar as coisas no smartphone ficou bem mais fácil. É só procurar pela lupa e pesquisar pelo que você deseja. Também funciona com as configurações do sistema.

Easter Egg

Algum desenvolver do Google ficou órfão do Flappy Bird e resolveu criar sua própria versão do game. Ele está escondido no Lollipop.