Google Art Project: a galeria de arte de rua online

Artistas de rua têm a oportunidade de verem suas obras eternizadas por meio do projeto de galeria online do Google.

Os fãs de artes de rua ganharam um grande um aliado. A gigante Google, com o projeto Google Art Project, desde 2011 leva a arte aos internautas. Agora a companhia mais uma vez revolucionou e adicionou as galerias de arte de rua ao Art Project. 

A Arte de Rua conta com galerias que têm mais de 40 mil imagens de 40 países do mundo. Este ano incluiu as ruas de São Paulo no seu acervo. A galeria paulista conta com mais de cinco mil imagens e cerca de 100 projetos diferentes de arte de rua feitas por 36 artistas, incluindo alguns itens que já não ilustram mais as vias da capital paulista.

O projeto, que foi criado pelo Instituto Cultural do Google, tem como objetivo a preservação destes espaços, para mantê-los vivos no meio digital e inspirar novas gerações.

Google Art incluiu São Paulo no acervo de arte de rua

Ao visitar a galeria, o usuário pode apreciar uma imagem em alta definição da obra. Também existe a possibilidade de verificar, no Google Maps, sua localização. Para isso basta que o usuário clique em “detalhes” e depois em “mapas”.

O acesso a esse acervo, que muitas das vezes passa despercebido por grande parte da população, poderá ser eternizada pelas imagens da internet. É a possibilidade de diversos artistas das ruas serem vistos pela grande massa.

A arte de rua, que dá vida aos “cimentados” centros urbanos, é considerada por especialistas como obras in natura por utilizarem muitas vezes elementos da própria arquitetura local ou imperfeições para ilustrar a ideia. Segundo a Google, o maior benefício é o legado digital que ficará para os próximos anos.