Golpe no WhatsApp rouba créditos de celular

Promessa de visualizar as conversas de outras pessoas é falsa; saiba como se proteger

Mais uma vez o WhatsApp vira alvo dos bandidos. O novo golpe que está circulando promete ensinar como ver as conversas de qualquer outro usuário do app. Mas ao seguir o passo a passo, a vítima se cadastra em um serviço pago de mensagens que rouba os créditos do celular ou faz com que a conta do telefone venha com um valor alto.

O DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, já bloqueou mais de 20 mil tentativas desse golpe.

Confira como os criminosos estão agindo

O golpe foi apelidado de “Como Clonar um WhatsApp” e chega aos usuários por meio de mensagens enviadas por amigos ou desconhecidos.

Golpe_WhatsApp_ver_conversas 0

Ao clicar no link, a vítima é levada para uma página com um vídeo que explica o passo a passo para preencher o formulário com os dados de quem ela deseja ver as conversas.

Golpe_WhatsApp_ver_conversas 1.1

Após o preenchimento, o programa mostra um erro que precisa ser corrigido. Para isso, a vítima é obrigada a digitar o número de celular dela, que automaticamente é cadastrado em um serviço de mensagens pago. A partir daí, os criminosos podem descontar valores de até R$ 4,99 dos créditos de celular ou diretamente da conta do telefone.

Golpe_WhatsApp_ver_conversas 2

Para não cair em golpes como esse, recomendamos que você não clique e nem compartilhe nenhum link enviado por mensagens, mesmo que tenha vindo de conhecidos, e faça sempre uma verificação de vírus no seu celular.

Tags: