vaga-de-emprego-em-supermercado

Alerta! Golpe no WhatsApp promete vaga de emprego em supermercado

Em quatro dias, o DFNDR Security realizou mais de 1,1 milhão de bloqueios do golpe e os números não param de subir; veja como a armadilha funciona!

O ano mal começou, mas os hackers estão atacando de novo. Os criminosos escolheram o WhatsApp, mais uma vez, para espalhar uma falsa vaga de emprego em supermercado. Eles usaram o nome da marca Atacadão e, em apenas quatro dias, mais de 1.1 milhão de bloqueios foram realizados pelo DFNDR Security, único aplicativo de segurança com proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Facebook e SMS.

Como funciona o golpe da vaga de emprego em supermercado

O link, compartilhado através do WhatsApp, promete as vítimas a participação em processos seletivos para a rede de supermercado Atacadão, com suposto salário de até R$2.800,00, além de diversos benefícios, como plano de saúde, vale-refeição e entre outros.

Ao tocar no link, o usuário é direcionado a uma página falsa, onde precisa responder se deseja agendar uma entrevista para concorrer à vaga de emprego. Ao responder “sim”, no entanto, a vítima estará dando permissão ao hacker para que ele envie futuras notificações, contendo outros golpes, para o celular dela. A página falsa solicita, ainda, que o usuário compartilhe o link da vaga de emprego com todos os seus contatos e grupos do WhatsApp.

vaga-de-emprego-em-supermercado

“Identificamos cada vez mais iniciativas de hackers que se aproveitam da alta taxa de desemprego no país para chamar a atenção dos usuários de internet para falsas promessas de vagas. Na intenção de se recolocar no mercado de trabalho, muitas pessoas não checam a fonte da informação disseminada e se cadastram em anúncios falsos, o que pode causar prejuízos financeiros e expor seus dados pessoais a pessoas mal-intencionadas”, explica Emilio Simoni, Diretor do DFNDR Lab.

“Percebemos, ainda, que muitos brasileiros acabam compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de golpes futuros pelos cibercriminosos”, completa Simoni.

ATENÇÃO!
Na manhã desta quinta feira – 11/01/2018 – os especialistas do DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime, verificaram que os hackers estão usando o nome de outra marca famosa, a Lojas Americanas, neste mesmo golpe para tentar enganar ainda mais pessoas. Fique atento e avise aos seus amigos para não caírem na armadilha!

vaga-de-emprego-em-supermercado

Todo cuidado é pouco

Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados em aplicativos de mensagem, mesmo que eles tenham sido enviados por amigos e parentes. O ideal é sempre checar a procedência das informações, como promoções, ofertas e descontos. Em caso de dúvida, você pode utilizar a ferramenta de análise de links, do site do DFNDR Lab, que diz se um link é perigoso ou não em poucos segundos.

Para se proteger de golpes e impedir que hackers roubem seus dados, é fundamental manter um bom antivírus instalado no celular, como DFNDR Security, que também possui função de Bloqueio de Hackers, que te avisa na hora quando um link recebido é falso.

Caiu no golpe?

Se você deu permissão para que o hacker envie notificações para seu celular, basta ir até as configurações do seu navegador de internet e desabilitar as permissões ativas. É importante, também, entrar em contato com a sua operadora de telefone para checar se há algum serviço de SMS pago registrado na sua conta. Por fim, passe um antivírus no celular para eliminar qualquer tipo de ameaça instalada.

Comunicado da marca Atacadão
A rede de supermercados Atacadão reforça que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos nas células de recrutamento das suas unidades pelo país.