Golpe quase perfeito engana milhares no WhatsApp

Novo golpe que circula no WhatsApp utiliza técnicas avançadas de engenharia social para enganar usuários e roubar seus dados pessoais.

O dfndr lab, laboratório de segurança digital, identificou um novo golpe quase perfeito usando o nome da marca O Boticário para roubar dados de usuários. A grande diferença deste golpe é que ele usa técnicas muito sofisticadas de engenharia social para fazer vítimas. Em apenas 24h, mais de 40 mil detecções deste ataque foram feitas pelo aplicativo dfndr security.

Leia mais: O que é Engenharia Social?

Como funciona o golpe quase perfeito

O tema usado é uma suposta promoção de Natal na qual a marca estaria dando produtos da sua linha de maquiagem. Assim como a maioria dos golpes no WhatsApp, para participar, o usuário precisa incluir seu CPF, nome e endereço e ao final deve compartilhar um link com seus contatos pelo WhatsApp para que cinco pessoas se cadastrem na falsa promoção.

O que surpreende é que o CPF está sendo validado pelo golpe, ou seja, ele verifica se o documento incluído é real e identifica o nome associado a ele, passando uma falsa sensação de veracidade da promoção às vítimas. Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, explica como a verificação é feita: “Para que isso aconteça, é necessário que o cibercrimininoso tenha acesso a um banco de dados com essas informações. O mais provável que é ele tenha acessado dados vazados na internet por algum outro cibercriminoso ou, até mesmo, ter reunido essas informações por meio de algum golpe anterior, o que torna o golpe quase perfeito”, conclui.

Ao todo, são seis links diferentes utilizados para a fraude.

Veja como é a tela do golpe:

Assista ao vídeo para entender mais detalhes do golpe quase perfeito:

Como se proteger contra golpes no WhatsApp

Golpes semelhantes a esse foram responsáveis por 43,8 milhões de detecções somente no terceiro trimestre deste ano, o que corresponde a cinco detecções por segundo. Os dados são do mais recente Relatório da Segurança Digital no Brasil, produzido pelo dfndr lab.
Para ser avisado e ficar protegido contra este e outros golpes no WhatsApp, Messenger, SMS e navegador do celular, é recomendável que você utilize um antivírus com a função Bloqueio de Hackers, como o dfndr security, antivírus gratuito para Android. Toque aqui para baixar o dfndr security.

Leia mais: Descubra o que é Phishing, Vírus, Malware e outros tipos de ciberataques

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: