Golpe usa falso recurso do WhatsApp para enganar usuários

Com um mensagem no Twitter, usuários são incentivados a baixar falsa atualização do WhatsApp

Segundo a empresa de segurança Eset, existe um novo golpe para os usuários do WhatsApp se preocuparem. Através de uma mensagem no Twitter, as pessoas são convidadas a testar uma suposta nova funcionalidade de videochamada do WhatsApp através da ativação em um site.

O que a maioria não se dá conta é que, na verdade, a fraude faz com que você assine um serviço pago sem perceber.

Leia também: As armadilhas que chegam pelo seu WhatsApp. E como na cair nelas

Ao ler no Twitter um convite para uma suposta atualização do WhatsApp, o usuário é reencaminhado para um site que exige o compartilhamento da novidade em grupos do aplicativo para ter a liberação. Na verdade, essa estratégia só serve para que mais pessoas sejam expostas ao golpe.

Depois disso, você pode achar que está tudo certo para usar a nova função, mas o seu smartphone irá exibir uma mensagem dizendo que seu sistema operacional está desatualizado e que precisa de sua senha para atualizar.

Esse tipo de golpe é muito comum para atingir as pessoas mais leigas. Sem se dar conta, elas passam por etapas de instalação e permissão de um aplicativo pago que será um grande incômodo ainda para fazer a desinstalação.

Vale lembrar que o WhatsApp pode ser atualizado diretamente na Google Play Store e que ela é a principal garantia de que você está instalando o produto certo e de qualidade garantida.

Ficou preocupado? Conte para a gente qual outro tipo de golpe você já se deparou na internet!

Tags: