Golpe usa falso sorteio da Copa do Mundo para roubar dados bancários

  Mais um golpe virtual foi descoberto utilizando a Copa do Mundo 2014. Dessa vez, a isca utilizada pelos criminosos é um suposto sorteio da Cielo. O golpe […]

 

Poster oficial da Copa 2014 com patrocinadores

Mais um golpe virtual foi descoberto utilizando a Copa do Mundo 2014. Dessa vez, a isca utilizada pelos criminosos é um suposto sorteio da Cielo. O golpe de phishing envia um e-mail para a vítima e a direciona para um suposto concurso que vai premiar os vencedores com ingressos para os jogos da Copa.

O ataque é feito em duas etapas. Na primeira, o sistema pede os dados pessoais da vítima, como nome, data de nascimento e CPF. Após verificar a legitimidade do CPF digitado, uma segunda tela solicita dados bancários, incluindo código de segurança e até mesmo o limite do cartão de crédito cadastrado no falso site.

Site falso da Cielo "sorteia" ingressos da Copa

Depois de fornecer todos os dados, o site malicioso leva uma suposta página que confirma a participação no falso sorteio com falsos vencedores. Uma análise revelou que os dados são enviados por meio de arquivo de texto simples ao servidor dos autores do golpe.

Por isso, é bom aumentar o alerta quando a promessa são ingressos para a Copa do Mundo. Se você receber uma mensagem parecida, busque mais informações no site da empresa, lembrando que só patrocinadores do torneio podem fazer concursos culturais com a Copa.