Golpistas prometem falsos brindes da Coca-Cola para roubar dados

Para enganar usuários, cibercriminosos oferecem falsos kits de Natal no WhatsApp

Um novo golpe prometendo falsos brindes da Coca-Cola foi identificado pelo laboratório de cibersegurança dfndr lab. Com alto nível de sofisticação e técnicas de engenharia social, os golpistas utilizaram o mesmo processo aplicado no esquema que prometia falsos brindes d’O Boticário. Até o fechamento desta matéria, o dfndr lab detectou mais de 15 mil tentativas de acessos e compartilhamentos ao link malicioso.

Leia mais: O que é engenharia social?

Como funciona o golpe?

Os criminosos criaram uma página que simulava ser o site oficial da marca de refrigerantes e prometia falsos brindes, no intuito de convencer as vítimas a se cadastrarem. De acordo com Emílio Simoni, Diretor do dfndr lab, o usuário que completava o falso cadastro tinha seus dados pessoais roubados pelos cibercriminosos. Além disso, a vítima ainda era induzida a compartilhar o link malicioso com amigos no WhatsApp, o que contribuía com a disseminação do golpe.

“O criminoso permitia que a vítima visse quais dos seus contatos havia clicado no falso link, e naturalmente, cobrasse dos amigos que não haviam clicado para que também participassem. Dessa forma, o hacker fazia com que as vítimas trabalhassem para ele e conseguia milhares de novos cadastros rapidamente”, explica Simoni.

Veja a tela do golpe que promete falsos brindes da Coca-Cola:

Como se proteger?

O especialista em cibersegurança do dfndr lab alerta para um comportamento habitual dos hackers: “Sempre que um evento de grande porte acontece, os cibercriminosos costumam se aproveitar para criar uma falsa promoção de mesmo nome. No caso do golpe recentemente identificado, os criminosos utilizaram o nome ‘Caravana da Coca-Cola’, que é uma ação real promovida pela marca de refrigerantes todos os anos no período do Natal. Por isso é muito importante sempre buscar informações no site oficial das marcas”, completa Simoni.

Além disso, é recomendável ter instalado em seu celular um bom antivírus com a função Bloqueio de Hackers que previne a ação de cibercriminosos. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, envia um alerta em tempo real sempre que um link malicioso é recebido no WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador. Você pode baixar o dfndr security tocando aqui.

Leia também: Promoção Uber Plus de R$300 é verdade?

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: