Google anuncia projeto de energia solar: Sunroof

Para aumentar o uso da energia solar, o projeto-piloto Sunroof já está em teste nas duas costas americanas: nas radiantes Califórnia e Massachusetts.

O Google quer aumentar o uso da luz do sol como fonte de energia limpa no mundo. A ideia é aproveitar o potencial solar de muitas cidades do planeta. Com isso, os moradores de localidades ensolaradas poderiam trocar, aos poucos, os telhados tradicionais das suas casas por placas de captação de energia solar.

O Google não irá instalar as placas solares, mas irá ajudar os moradores a descobrirem o melhor local para sua instalação, o custo de implementação, mostrar o quanto o morador vai poupar com a conta de energia elétrica nos próximos anos e quem contratar para o serviço. Tudo, claro, graças a seu poderoso banco de dados e ferramentas de mapeamento 3D do Google Maps.

O projeto Sunroof é piloto e já está em teste nas duas costas americanas, nas radiantes Califórnia e Massachusetts.

Apesar do alto custo inicial, o caminho parece inevitável. Tanto por conta do incremento da população mundial e, com ele, o aumento da necessidade por energia, quanto pelo grande potencial da fonte de energia limpa e renovável que é o sol. E também pelo alto volume de buscas no Google sobre como economizar energia com o uso de energia solar.

Tags: