Google Drive API armazena aplicativos do seu celular na nuvem

A maioria dos apps não podem ser armazenados no seu cartão de memória. Pensando nisso, a Google lançou Google Drive API, que armazena na nuve.

A nuvem é a solução para aumentar o espaço de armazenamento do seu Android

Um dos grandes problemas para quem tem smartphone é a enorme quantidade de aplicativos que ocupam muito a memória do aparelho. Mesmo utilizando cartões de memória, a maioria desses apps não pode ser armazenada fora do dispositivo. O Google Drive API surgiu no início de 2014 para amenizar o problema, guardando seus aplicativos na nuvem

A API inclui a capacidade de utilizar temporariamente o armazenamento no dispositivo, se ele não estiver ligado a uma rede. O resultado para os desenvolvedores é que eles não têm que se preocupar com as chamadas da API quando o telefone estiver offline ou com problemas de conectividade de rede. Os dados armazenados localmente serão transferidos quando a conectividade for restabelecida.

A API do Android também inclui componentes de interface de usuário e funcionalidades para interagir com os arquivos armazenados no Drive. Isso também significa que os dados criados por aplicativos poderão ser sincronizados automaticamente entre dispositivos. A mudança será completamente invisível para os usuários.

Quando não há uma conexão com a internet, os dados serão armazenados em cache local até poderem ser gravados no Google Drive. A mudança deve causar algum impacto sobre o uso de dados, mas nada em excesso.

Vídeo que fala do API e o passo a passo do procedimento:

 

 

Tags: