Google libera ferramenta Sala de Aula

Entenda o que é o Class Room e conheça rede social de estudantes do Brasil com mais de 2 milhões de usuários

Empresas de tecnologia estão voltando suas atenções também para o setor de educação. O Google liberou este mês, após um período de testes, o Sala de Aula, uma ferramenta voltada para professores e alunos que reúne outros serviços que a companhia já disponibiliza, como Hangout, Google Drive e Docs, com o objetivo de facilitar e organizar a vida dos educadores e tornar o aprendizado mais interessante para os alunos. Para ter acesso à ferramenta, o usuário deve possuir o Google Apps for Education e estar vinculado a uma instituição de ensino que possua uma conta no serviço do Google.

De acordo com o diretor de Educação do Google no Brasil, Milton Burgese, escolas públicas ou sem fim lucrativo poderão acessar o Sala de Aula de forma gratuita. Já instituições particulares deverão pagar uma taxa para fazer a inscrição e utilizar o serviço. Professores particulares, por sua vez, vão precisar comprovar vínculo com alguma instituição de ensino para poder se inscrever.

Para acessar a ferramenta, o professor precisa inicialmente receber um código para inscrever a aula dele no sistema. No ambiente do Google Sala de Aula, será criada uma pasta para a turma, e subdivisões para as aulas programadas. Dentro da ferramenta, ao escrever um dever e as instruções, o sistema se encarregará de enviá-las a todos os alunos. Além disto, o professor pode estipular um prazo para o envio da tarefa feita, escrever comentários e pedir correções. O Google preparou um vídeo tutorial para explicar o passo a passo para utilizar a ferramenta.

Por parte dos estudantes, eles podem conferir as atividades propostas pelos professores e acessar todo o material didático que está armazenado no Drive. O Google garante que o serviço não contém anúncios e que o conteúdo e os dados dos alunos não serão compartilhados ou usados com fins publicitários. A ferramenta está disponível em 42 idiomas.

Estudantes têm suporte de rede social para aprender no Brasil

Outra ferramenta para ajudar alunos na vida acadêmica é o Passei Direito. O objetivo do Passei Direto é conectar alunos e seus conhecimentos. O site permite que o aluno organize a sua vida acadêmica montando sua grade de disciplinas, tenha acesso a mais de 300 mil arquivos acadêmicos, conheça alunos do seu curso em outras universidades, tire dúvidas através de um sistema de Perguntas e receba convites para processos seletivos em grandes empresas no Brasil.