Google não vai deixar você perder o celular

A tecnologia NFC vai permitir que o Google emita alertas para os usuários não esquecerem seus celulares.

É muito familiar a sensação de pôr a mão no bolso e não sentir o celular. Para não dizer desesperadora, também. Quem nunca encontrou em pânico nesse momento pode pegar seu diploma de autocontrole e ministrar palestras, porque não é uma situação fácil. Mas parece que isso tende a não acontecer mais. Pelo menos na opinião do Google.

A nova ideia apresentada pelo buscador é proteger os celulares dos usuários com uma espécie de alerta através do sistema NFC. Essa tecnologia já é utilizada em pagamentos eletrônicos e transferência de dados. Consiste em compartilhar informações através da proximidade entre um dispositivo e outro.

A Near Field Communication permite que os dispositivos se comuniquem em uma distância máxima de 5 cm. A intenção do Google é expandir esta medida e fazer com que smartwatches alertem o usuário quando ele estiver deixando algum recinto e o celular não estiver por perto. Desta forma a comunicação entre os dispositivos emitiria um sinal através da tecnologia NFC e o dono do smartphone rapidamente lembraria do aparelho.

Aparentemente esta pode ser mais uma estratégia para vender aparelhos juntos, como a Apple já faz com seus carregadores e agora com a Stylus, caneta exclusiva para iPad. Mas o serviço é de uma genialidade admirável e pretende ajudar muitos usuários.

Tags: