Google planeja mudanças na tela inicial do Android

Se você usa Android puro, poderá ter algumas mudanças quando atualizar o seu sistema

Se você usa Android há um bom tempo, já está mais do que acostumado com a interface e as ferramentas do sistema operacional. Porém, o Google pode trazer algumas mudanças que vão alterar bastante a tela inicial do seu celular, principalmente se ele tiver o que chamamos de “Android puro”, sem modificações da fabricante.

Leia mais: Google apresenta o nome do Android N

Segundo os rumores, serão duas as principais mudanças: a listagem de apps rodando e a barra de pesquisa do Google. Se você usa um Android puro, sabe que na parte inferior existem três botões: um para voltar, um para ir para a tela inicial e outro que lista quais aplicativos estão sendo executados pelo sistema. Com essa atualização, este terceiro botão será substituído por um gesto – semelhante ao que abre a barra de notificações – em que o usuário deverá arrastar o dedo de baixo para cima na tela.

A segunda mudança será um pouco mais perceptível que a primeira. Atualmente, a barra de pesquisa do Google fica na parte superior da tela inicial e serve para facilitar as pesquisas dos usuários sobre assuntos de interesse. Agora, os rumores é de que ela funcionará como uma espécie de gadget no canto da tela, em que você toca para expandir e realizar a pesquisa. Vale ainda lembrar que essas mudanças não estão confirmadas ainda e que, dependendo da fabricante, elas podem nem serem utilizadas em todos os tipos de smartphones.

O que achou? Acha que melhorará a usabilidade do seu aparelho? Deixe sua opinião nos nossos comentários!

Tags: