Google usa nome e foto de usuários para promover seus produtos

Calma, não é vírus. Google está começando a mostrar para seus amigos os produtos Google que você curtiu. Saiba mais como funciona e como evitar.

Esta estratégia do Google foi anunciada no fim de 2013, com as alterações na política de Privacidade & Termos. Com isso, três mudanças principais foram implementadas pelo gigante americano: nome e foto de usuários logados no Google poderão ser utilizados para promover produtos da empresa entre seus amigos; lembrete para o usuário utilizar dispositivos móveis de forma segura e informações sobre a importância de manter a senha confidencial.

Veja como proibir o Google de usar seus dados

Neste post, iremos tratar da primeira alteração. Com a desculpa de oferecer ao usuário, seus amigos e conexões informações úteis, o Google decidiu usar seu nome e foto para chancelar comentários postados por você sobre produtos, seus compartilhamentos, seguimento na internet e anúncios marcados como +1, isso com as pessoas que o usuário optar por compartilhar o conteúdo. O serviço é conhecido como informações compartilhadas.

Quem não desejar ver sua foto e nome sendo usados pelo Google para auxiliar as buscas de amigos, familiares e contatos, deve logar na conta do Google e acessar ‘Configurações’ para desmarcar ‘Recomendações compartilhadas’. Aqui, você evita o uso de seus dados apenas em anúncios, mantendo seu uso na Google Play, por exemplo.

Caso o usuário não deseje o uso de suas informações em anúncios, deverá avisar ao Google por meio da ferramenta ‘Configurações de anúncios’. Menores de 18 anos não terão seus dados exibidos em recomendações compartilhadas em anúncios e outros contextos.