Google pretende acelerar a internet móvel em 2016

Acelerar a conexão nos celulares é uma das metas do Google para 2016.

Se você pediu ao Papai Noel uma internet melhor ou já colocou na lista de 2016 um pedido para aumentar seu pacote de dados no celular, pode ficar feliz. O Google, que sabe mais do que o bom velhinho sobre seu comportamento, já tem planos para melhorar a conexão no próximo ano.

Nos próximos meses o buscador começa a usar AMP (Accelerated Mobile Pages), projeto de código que filtra conteúdo para aumentar a velocidade do carregamento nas conexões móveis. Desta forma, o site pretende melhorar a internet dos dispositivos móveis no próximo ano.

Como transformar em realidade?

Na prática, a intenção do Google é fazer com que a responsabilidade pelo carregamento de elementos da página seja do site e não do leitor. Assim, arquivos que o usuário não visualiza, mas estão presentes no site, não consumirão dados do celular.

O Google anunciou que até fevereiro de 2016 direcionará os resultados de buscas celulares para páginas AMP. Algumas empresas como WordPress, Viber, Twitter e Line também assumiram esse compromisso.

O Pinterest informou que já está de acordo com a nova proposta do Google, já que 80% dos pinadores se conectam pelo smartphone. Como a rede social é composta basicamente de imagens, o carregamento acaba consumindo muitos dados da internet e prejudicando o usuário móvel.

Tags: