Hackers atacam sites do governo russo

A Rússia está sob ataque! Mas dessa vez, a ação não parte de um país com poderoso arsenal bélico, e sim, de hackers. O site do poder russo foi derrubado […]

A Rússia está sob ataque! Mas dessa vez, a ação não parte de um país com poderoso arsenal bélico, e sim, de hackers. O site do poder russo foi derrubado inúmeras vezes durante o dia, assim como do Banco Central local. A informação foi confirmada por um porta-voz do Kremlin (sede do governo, localizada em Moscou).

O Banco Central russo confirmou que também sofreu ataques. A instituição faria uma revisão na taxa de juros, prevendo uma baixa após sucessivas altas, mas não concretizou a atualização.

O Kremlin não especulou de quem é a responsabilidade, mas o episódio coincide com a atitude do governo de bloquear uma série de sites e blogs oposicionistas “por convocações de atividades ilegais”.

A Agência de Controle dos Meios de Comunicação e Tecnologia ordenou o bloqueio de uma extensa lista de páginas aos maiores provedores de internet da Rússia. Entres os blogs bloqueados está o do líder oposicionista Alexei Navalni, que encontra-se em prisão domiciliar, impedido até mesmo de utilizar o telefone.

Como o poder controla a maior parte dos meios de comunicação, a oposição e manifestantes utilizam a internet para denunciar os abusos do presidente Vladimir Putin. A Rússia está em meio uma crise democrática que ganhou novos rumos com a possível invasão da região da Crimeia, antigo território russo, que hoje, pertence à Ucrânia. 

Segundo a Reuters, especialistas em segurança digital já trabalham na tentativa de travar os ataques e encontrar soluções para impedir novas tentativas.