HD: Entenda onde seus dados são armazenados

HD, disco rígido, memória…muitos nomes, um único objeto. Essa peça serve para armazenar os dados na sua máquina, como o sistema operacional e os softwares. Por mais que […]

HD, disco rígido, memória…muitos nomes, um único objeto. Essa peça serve para armazenar os dados na sua máquina, como o sistema operacional e os softwares. Por mais que você tenha placa-mãe, placa de vídeo, RAM e outras peças muito potentes, é o HD que irá definir quanto do potencial deles você poderá usufruir e armazenar dados. Veja algumas dicas e curiosidades:

De onde surgiu o nome disco rígido

O nome veio porque os discos são extremamente rígidos e planos, garantindo a qualidade na gravação e na leitura, uma vez que não haverá deformações na superfície, mesmo com a alta velocidade de rotação.

A maioria é feita de alumínio, mas alguns são modelados em vidro. Para serem bem lisos são feitos em salas livres de pó e sujeira e, em seguida, cobertos por uma camada de material magnético, permitindo a gravação.

Como funciona um HD

Os platters, discos que compõem o HD, são feitos de alumínio e recebem uma camada de material magnético por cima. Como eles fazem mais de 7 mil rotações por minuto, são montados em um eixo sólido o bastante para evitar vibrações durante o uso.

Para gravar e ler os dados são utilizadas cabeças eletromagnéticas presas a um braço móvel, tudo de alumínio também. O actuador coordena o movimento das cabeças para que passem por toda a superfície. Você pode ver melhor na imagem abaixo:

Tanto a gravação quanto a leitura são feitas por minúsculos eletroímãs presentes na cabeça de leitura. Eles geram um campo magnético que faz com que as moléculas de óxido de ferro da superfície magnética dos discos se reorganizem. A gravação é feita em bits de 1 e 0 e a leitura interpreta eles, tudo através da corrente elétrica gerada pelos sinais magnéticos positivos e negativos (1 e 0).

Você pode particionar seu disco rígido

Como ele conta com vários arquivos da sua vida pode ser uma boa particionar. Você terá um espaço para os programas, que é onde pode ocorrer ataques de malware; e um outro só para guardar seus arquivos importantes. Assim, se algo acontecer a sua máquina, seus arquivos estarão a salvo. Veja como.

Como uma queda de energia pode danificar o HD

O disco rígido e a cabeça magnética que realiza a leitura e gravação dos dados não podem se tocar. O motivo é que o disco pode alcançar até 7.200 rotações por minuto, tornando o contato catastrófico. Para que isso não aconteça, são utilizadas cabeças de leitura eletromagnéticas presas a um braço móvel.

Para evitar acidentes durante o desligamento e enquanto não está em uso, o HD possui um ímã responsável por atrair as cabeças para uma posição segura. No entanto, quando a energia é cortada de forma inesperada durante o funcionamento, pode haver contato, surgindo setores defeituosos. Por isso é tão importante utilizar um no-break, que te dará tempo de desligar corretamente a máquina.

Como recuperar arquivos perdidos do HD

Perdeu um arquivo importante que você tem certeza que estava salvo no seu HD? Não precisa se desesperar. Tem solução. Veja o passo a passo para recuperar arquivos com o programa Recuva.

Tags: