Holandesa usa Photoshop para simular viagem e engana amigos no Facebook

Jovem holandesa fez um experimento acadêmico e conseguiu enganar todos os seus contatos do Facebook. Confira!

No último mês familiares e amigos da holandesa Zilla van den Born de 25 anos acreditaram que a jovem a embarcou em uma viagem de 5 semanas para os lugares mais paradisíacos do sudeste asiático. O roteiro fictício atravessou a Tailândia e o Camboja e teve inúmeros momentos postados no Facebook.

Ao longo dos 30 dias que fingiu a viagem, Zilla, não saiu de casa. Fotos de mergulho foram feitas na piscina do prédio, almoços típicos foram retratados em restaurantes da própria cidade, assim como, a visita em um templo budista. Outras fotos com belas praias ao fundo foram feitas com montagens utilizando o Photoshop.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, a moça explicou o porquê da trollagem. "Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais – criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade", explica. Para dar início ao projeto, que fez parte de um trabalho acadêmico, a estudante de design gráfico pediu aos pais para que a deixassem no aeroporto, de onde pegou um trem de volta pra casa e começou a arquitetar sua "viagem".

A experiência só demonstra que podemos sim, manipular aquilo que desejamos compartilhar com os amigos na internet, criando uma ilusão incapaz de ser questionada pelos contatos de redes sociais, já habituados a fazer mesmo e que ajudam a sustentar o ciclo. Recentemente, a questão foi abordada no plano de fundo do que ficou conhecido como “desafio da maquiagem”, entre usuárias brasileiras do Facebook. A proposta de postar fotos sem qualquer uso de cosmético serviu para demonstrar como a indústria da beleza trabalha na criação de mulheres com um certo padrão, sem dar chances as diferenças de cada uma.

Zilla chegou a utilizar parte de uma decoração de natal com diferentes elementos para simular o quarto de um hotel ao conversar com os pais no Skype. "Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade", afirmou a holandesa.

Abaixo, veja algumas imagens e truques usados na experiência:

quarto de hotel falso

 

Tags: