iCloud Drive deve ser lançado em setembro

Apple promete lançar um "assassino" para Dropbox. É o iCloud Drive, conheça o serviço.

A Apple anunciou, durante a WWDC 2014, conferência anual de desenvolvedores da empresa e um dos eventos mais esperados do ano, o iCloud Drive, sistema para armazenar documentos na nuvem.

Cada aplicativo que você usa com o iCloud tem sua própria pasta dentro da interface, que pode ser acessado através do Finder. Os arquivos são sincronizados por meio de OSX, iOS e Windows. Assim, você pode simplesmente colocar seus dados em pastas para sincronizá-los através de dispositivos e acessá-los de qualquer outro PC.

Steve Jobs já jurou destruir o Dropbox com o iCloud . Isso não aconteceu. Agora, alguns anos depois, a Apple finalmente lançou o seu verdadeiro “assassino de Dropbox”. No caso específico do iOS, haverá uma aplicação determinada para uma melhor organização dos arquivos. No OSX, a consulta e acesso aos documentos serão feitos dentro do próprio Finder, podendo ser pesquisados.

De forma a organizar os documentos dentro do iCloud Drive, cada aplicação que gravar os arquivos terá uma pasta específica para  uma melhor organização. Apesar de ser possível sincronizar os dados com máquinas Windows, a Apple não deixou claro se irá liberar a API para que apps em Android ou Windows Phone também possam usufruir do serviço.

A Apple apresentou ainda os preços para a utilização do serviço iCloud. Um pacote de 20 GB, por exemplo, custará US$ 0,99 por mês. Já o pacote de 200 GB sairá por US$ 3,99. O serviço será gratuito para quem vai armazenar no máximo cinco GB.

A empresa ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento do iCloud. O mais provável é que ele chegue junto com o iOS8 e o novo OSX, em setembro deste ano. Esta, inclusive, é a mesma data para o lançamento do iPhone 6. 

Tags: