Saiba como identificar sites maliciosos e evitar fraudes

Hackers aproveitam eventos importantes, como a Copa do Mundo, para instalar Malware em computadores e outros dispositivos. Saiba como identificar.

Hackers aproveitam-se da impulsividade de usuários de internet para instalar malwares em computadores e celulares, então, o melhor conselho é ser prudente. Principalmente ao buscar informações na web sobre grandes eventos e acontecimentos, como a Copa do Mundo de Futebol e final de novelas e séries famosas, por exemplo.

Aprenda a manter sua segurança online

Para evitar cair nas mãos de cibercriminosos, você pode assumir a responsabilidade por sua segurança online e tomar alguns cuidados:

Fuja de sites suspeitos

Acessou um novo endereço que não parece ser exatamente o que aparentava? Feche a janela e inclua o endereço na sua lista de sites a serem evitados.

Certifique a segurança do site

Antes de informar dados pessoais, verifique se o site é realmente seguro. Veja se na barra de endereços aparece HTTPS ou se mostra o símbolo de um cadeado por exemplo, no canto inferior esquerdo. Caso não veja nenhum destes indicativos, pense duas vezes antes de digitar qualquer informação pessoal.

Atenção aos downloads

Cuidado com sites que iniciam downloads automaticamente. Malwares disfarçados de arquivos .exe podem comprometer seus dispositivos.

Faça diagnóstico dos domínios

Evite ser vítima de phishing. Não importa se você recebeu uma URL por rede social ou e-mail, analise o endereço e saiba evitar ser vítima de cibercriminosos.

Analise logs para reconhecer sinais perigosos

Especialmente em ambientes organizacionais, mantenha vigilância sobre logs da infraestrutura de TI, como estações de trabalho dos usuários finais, software antivírus, IDS/IPS, servidor da Web, proxy da Web, servidor de DNS etc. 

Tags: