Inspiração que vem da natureza! Estudo com vespas pode beneficiar tecnologia dos drones

Pesquisa mostra que os insetos têm capacidade de navegação incomparável

Após uma década de pesquisa, estudiosos da Universidade Nacional da Austrália acreditam ter encontrado o “segredo” da complexa habilidade de navegação das vespas, o que, esperam os australianos, pode contribuir para uma nova geração de drones.

A equipe usou câmeras de alta velocidade para rastrear o movimento dos olhos e, a partir desses dados, descobrir para onde os insetos estavam olhando. “A capacidade de aprendizado e as habilidades de direção tornaram as vespas mais inteligentes do que qualquer coisa que humanos saibam como construir”, afirmou Jochen Zeil, professor da universidade em um comunicado.

Os veículos aéreos não tripulados (UAV na sigla em inglês) modernos contam com câmeras de alta resolução, GPS e uma série de ferramentas de tecnologia, enquanto os insetos só precisam dos olhos para saber onde estão e para onde estão indo.

“Fabricantes dos drones esperam substituir câmeras de alta resolução e reduzir o custo e o consumo de energia sem perder informação que seja crucial para navegação visual e nossa pesquisa poderia fazer isso”, defendeu o professor.

Além dos drones, a pesquisa também deve ajudar os biólogos a compreender melhor os mecanismos mentais envolvidos nas habilidades de navegação dos insetos. O estudo foi divulgado pelo site Engadget.

Tags: