IoT está mais próximo do que pensamos com o Artik

Samsung promete deixar a Internet das Coisas (IoT) mais próxima da realidade com o Artik. Conheça o projeto e a ideia da empresa para popularizar a IoT.

A Internet das coisas já é bastante conhecida, mas pouco utilizada. Alguns dizem que é porque não tem mercado consumidor para produzir em massa e reduzir os custos. Outros que não tem tecnologia. Pois a Samsung veio para acabar com esses discursos e trazer o futuro para o hoje.

Este ano a empresa apresentou a linha Artik, uma família de chipsets criados para transformar objetos comuns em algo que se conecta com o restante da casa e, principalmente, com o smartphone do usuário.

A ideia da empresa é facilitar o acesso aos objetos inteligentes, tanto por indústrias de eletrônicos quanto por usuários. Afinal, a indústria já tem a produção em massa, mas não a tecnologia para IoT e o público tem interesse em consumir essa novidade. Quem não deseja ter carro, moto e toda a casa a um toque de distância?!

Artik

São 3 chips distintos (Artik 1, Artik 5 e Artik 10) e eles fornecem processamento digital aos eletrônicos, tornando-os compatíveis com a IoT. Ao fabricar um eletrônico com o Artik ele será capaz de se conectar via wi-fi com terminais específicos e passará a ter inúmeros sensores para captar o máximo de informações sobre o ambiente em que se encontra, o que facilita a interação entre usuário e dispositivo.

De acordo com a Samsung, ela vai usar a tecnologia em seus eletrônicos, mas também vai vender para outras empresas. A ideia é acelerar o crescimento e adesão do Artik, assim como da internet das coisas. Como o presidente e chefe de estratégia da Samsung, Young Sohn, falou, “Nós achamos que temos uma solução competitiva e necessária”.

Tags: