IPv6 se consolida como o novo protocolo de internet do mundo

O atual IPv4 está se esgotando e a sua substituição pelo poderoso IPv6 é cada vez mais próxima. Entenda!

Você já ouviu falar no IP? O protocolo de internet (Internet Protocol) é o número responsável por identificar todos os dispositivos conectados à rede. Assim como um número de telefone, o IP permite o reconhecimento e a comunicação rápida com os serviços acessados.

Agora imagine que todos os aparelhos com conexão à internet do mundo precisam de um IP e o protocolo mais utilizado atualmente, o IPv4, está se esgotando!

Prevendo esse momento, desde junho de 2012, foi lançado o IPv6, um protocolo substituto e com melhores possibilidades de uso. Uma delas, como explica Herlon de Oliveira, diretor do projeto SafeWiFi, é a capacidade de endereços disponíveis. “Para se ter uma ideia, hoje são possíveis apenas 4 bilhões de endereços no protocolo IPv4 e esse número está se esgotando. Com o IPv6, cada milímetro da terra poderá ter 4 bilhões de IPs”, afirma.

Além disso, o IPv6 possui uma melhor capacidade de estruturar e organizar os endereços disponibilizados e, assim, facilitar a comunicação entre IPs ou dispositivos conectados a redes diferentes. Por exemplo, até o streaming de vídeos no YouTube apresentará melhorias, já que a comunicação do seu IP com o do servidor do site será otimizada. Soma-se a isso a questão da segurança.

O número quase infinito de IPs disponíveis pelo IPv6 dificulta em muito a ação de hackers e os deixam muito mais expostos a ações de rastreamento pela polícia.

Leia mais: Maior número de IPs poderá facilitar a chegada do Internet das Coisas

Até o momento, os dois protocolos ainda estão sendo disponibilizados no mercado, mas, o processo de migração total já está nos planos dos organismos responsáveis pela venda dos IPs. Assim, é questão de tempo até que todos estejam ofertando somente o IPv6.

Tags: