Já foram descobertos ataques com o botão não curti do Facebook

Entenda o golpe que está rolando no Facebook com relação ao lançamento do botão ‘não curti’ e não caia nele.

Como nós já divulgamos aqui, o Facebook anunciou que finalmente o botão não curti será disponibilizado. Como já foi dito por Mark Zuckerberg, o botão será mais um recurso do próprio Facebook. Isso significa que não faz parte de outro programa e não precisa ser instalado pelo usuário. Mesmo assim, já tem gente se aproveitando da notícia para aplicar golpes.

Já foram descobertos, nos EUA, posts dizendo que a função só pode ser conseguida por convite e que você pode ser um dos primeiros a ter se clicar. Só que quando você clica, aparece uma outra tela pedindo para compartilhar com os seus amigos e enviar para cinco grupos que você faça parte.

Fonte: HackRead
Fonte: HackRead

Eles pedem isso porque a indicação é super valorizada e quem não vai clicar em algo que um amigo compartilhou como sendo real e legal?! Por isso é bom ficar atento a esse tipo de comportamento e nunca dar prosseguimento se for um passo indispensável para conseguir algo. Recomendações de sites reais sempre são pedidas após o uso e não antes.

1

E esse não é o único passo. Você enviando ou não para os seus amigos, abre um site sem relação com o Facebook ou com o botão de ‘não curti’ solicitando informações pessoais para realizar o cadastro. É mais um caso de golpe via engenharia social.

Você deve se perguntar o que os hackers ganham com isso. Pois bem, eles costumam fazer parceria com esses sites para receber uma quantia de dinheiro por cadastro efetuado vindo do link deles. E os sites vendem suas informações. Afinal, dados pessoais completos são muito valiosos no mercado negro.

Em outros casos de ataques passados com esse mesmo botão, os hackers se aproveitaram para infectar o celular/computador e até invadir o perfil do Facebook da pessoa. Por isso é importante ficar atento. Novas ferramentas não são oferecidas por link nem pedem para compartilhar com os amigos. Sempre que algum anúncio da rede social pedir para você divulgar para os seus amigos como forma de conseguir um ferramenta, pode ter certeza que é golpe.

Tags: