Java e Silverlight deixarão de funcionar no Google Chrome

Em setembro passado o Google anunciou que estava planejando o fim ao suporte da NPANI. Uma plataforma de plug-ins criada para o antigo Netscape (lembra dele?) e que […]

Em setembro passado o Google anunciou que estava planejando o fim ao suporte da NPANI. Uma plataforma de plug-ins criada para o antigo Netscape (lembra dele?) e que mais tarde, foi adotada pelo Internet Explorer e navegadores mais modernos.

Segundo o Google, o uso desses plug-ins caiu significativamente no período de um ano. Em setembro de 2013 o Java usado por 8,9% dos usuários do Chrome; em outubro de 2014 esse número caiu para 3,7%. Já o Silverlight caiu de 15% para 11%. Uma grande justificativa seria a substituição do plugin pelo HTML 5 no  player do Netflix.

No cronograma disponível para desenvolvedores o NPAPI será desativado em abril de 2015, junto com uma atualização do Google Chrome. Qualquer extensão que ainda solicitar o uso de um desses plug-ins será removida da Chrome Web Store após a atualização.

O suporte ainda será oferecido para usuários avançados até setembro de 2015, quando a ideia é remover totalmente o seu uso no navegador. Até o momento, nem Microsoft (responsável pelo Silverlight), nem Oracle (desenvolvedora do Java) informaram o que pretendem fazer para impedir o fim do suporte no Chrome. No entanto, o mais provável é que o uso dessas aplicações será evitado pelos desenvolvedores de sites e app o que vai colaborar ainda mais para a queda dos dois.

Se a Google via conseguir moldar o mercado ao ponto de eliminar o Java e o Silverlight, só o tempo irá dizer.

 

Tags: