Jogar games de tiro faz bem ao cérebro, diz estudo

Games de tiro em primeira pessoa podem aumentar a capacidade de raciocínio e poder de tomar decisões. Confira!

Há tempos que diversas associações e grupos discutem a influência de games violentos no comportamento humano, agora, um estudo publicado pela Proceedings of the National Academy of Science veio colocar mais lenha na fogueira.

De acordo com a academia, jogar games de tiro em primeira pessoa melhora a performance em tarefas que exigem a atenção e percepção. O estudo foi realizado com estudantes que foram submetidos a uma maratona com dois tipos diferentes de games: Um de ação (Unreal Tournament) e outro de estratégia (The Sims)

Logo após a maratona de jogos, os estudantes enfrentaram uma série de testes. Aqueles que comandaram em games de ação se saíram muito melhores em tarefas de percepção visual. A análise dos candidatos demonstrou que as melhorias associadas à jogatina constante surgem depois de alguns meses, anos até. Essa característica prova que os games de tiro ajudam na formação do cérebro a longo prazo.

“A fim de aguçar suas habilidades de previsão, nossos cérebros constantemente passa a construir modelos pré-definidos do mundo. Quanto melhor o modelo, melhor é o desempenho. E agora sabemos que jogar games de ação, promove modelos mais eficazes", conclui a professora Daphne Bavelier, pesquisadora da University of Rochester em Nova York.