Lightning promete carregamentos mais rápidos e práticos

A Apple desenvolveu um conector que será compatível com todos os dispositivos da empresa lançados após o iPhone 5.

A Apple desenvolveu um conector que será compatível com todos os dispositivos da empresa lançados após o iPhone 5. Trata-se do Lightning, que chega para substituir o seu antecessor, o conector Dock de 30 pinos. Com esta tecnologia, a empresa pretende que aconteçam algumas melhorias, especialmente no desenvolvimento de acessórios de outras marcas.

Veja também: As Apple Stores mais iradas do mundo.

Segundo sites especializados, a Apple lançou especificações (ainda em desenvolvimento) para que empresas participantes do programa MFi (Made for iPad/iPhone/iPod) consigam utilizar a parte fêmea do conector em seus produtos e detalhou os benefícios que ele pode oferecer como alternativas do mercado, como micro-USB, por exemplo.

Um dos objetivos da Apple é que seja criada uma série de acessórios que adotem esta tecnologia, deixando assim o micro-USB para trás de vez. E neste conjunto de acessórios a empresa pretende ver incluídos desde controladores de jogos, auriculares, colunas, docks, a muitos outros acessórios.

Como funciona a ferramenta

Especificamente, o Lightning vai fornecer a possibilidade de recarregamento mais prático. Mas, como funcionaria? Simples, bastaria pegar o cabo, conectar o USB no computador, o Lightning no produto e esperar até o carregamento completo. Segundo a Apple, a tecnologia é capaz de recarregar um acessório desses de forma mais rápida que o micro-USB.

Outra medida da Apple para esta tecnologia é que os acessórios apenas podem incluir uma porta Lightning. Com isso, a empresa pretende diminuir o consumo de bateria e também potenciais interferências, reduzindo assim o número de conexões simultâneas.

Diante da nova ferramenta, quem poderá se beneficiar com esta rapidez serão os acessórios com baterias internas maiores.

Os fãs de tecnologia, contudo, terão que esperar um pouco. Atualmente o Lightning está disponível em quantidade de amostras apenas para fins de desenvolvimento, o que significa que qualquer produto que esteja sendo desenvolvido terá de ser testado com as especificações finais da Apple antes de chegar ao mercado.