Linha do tempo dos aplicativos mais usados no Brasil

A PSafe preparou a linha do tempo dos aplicativos mais utilizados por você para mostrar como o PSafe Total ajudou a melhorar sua experiência digital

A PSafe preparou a linha do tempo dos aplicativos mais utilizados por você para mostrar como o PSafe Total, lançado no fim de 2013, ajudou a melhorar sua experiência digital nos serviços e APPs favoritos. Entenda por que ter o PSafe Total no seu Android garante a você usufruir tudo de melhor que as redes sociais e outros aplicativos oferecem. PSafe Total mantém seu device seguro e otimizado.

download

 Facebook

2004 – Lançamento

2007 – Smartphones passam a acessar a rede social

2009 – Aplicativo para Android é lançado com funções limitadas

Atualização é lançada três meses depois. O update passou a permitir a visualização de profile de amigos e subir fotos da galeria do aparelho. A widget na tela inicial deixou de ser apenas para visualização e passou a permitir que mensagens fossem digitadas e postadas no perfil sem entrar no aplicativo.

2010 – Com a nova atualização, o aplicativo recebeu grandes melhorias. Possibilidade de visualizar o feed em tempo real, suporte para eventos e capacidade de responder solicitações de amigos.

2011 – O aplicativo do Facebook recebe uma grande atualização que mudou completamente o layout da rede nos smartphones. As funções de visualização de feed foram melhoradas, o envio de fotos e vídeos foi otimizado e passou a ser possível identificar o que é mais relevante para você, graças à classificação do feed. O aplicativo Messenger também foi atualizado. Foram inseridas novas funções, como a sinalização de quando a pessoa está digitando e quais contatos estão online.

2012 – O update permitiu mais facilidade na hora de compartilhar fotos e textos. Foram inseridos mais atalhos na tela inicial do Android (câmera, messenger e Facebook) para compartilhamento fácil de conteúdo.

2013 – A atualização desse ano focou no layout, remodelando completamente o aplicativo e inserindo um design mais flat. Os botões, mensagens, solicitações e notificações foram adicionados logo abaixo do topo da página.

2014 – Novo update focado em design, desta vez o aplicativo estava sendo preparado para o Material Design do Android Lollipop que estava por vir. As cores receberam tons mais leves e o Grupos e Configurações ficaram com o menu mais simples. No mesmo ano, o Facebook força os usuários a instalarem o Messenger. A função de chat no app da rede social não é mais permitida.

A ferramenta Cofre do PSafe Total, mais robusta, oferece privacidade de uso do smartphone aos usuários Android, mesmo com o celular desbloqueado. Assim, para acessar redes sociais, como o aplicativo do Facebook, o dono do aparelho passa a controlar quem abre seu feed, impedindo o monitoramento por curiosos e impedindo as trolagens por amigos engraçadinhos, que se aproveitavam da rede social sem proteção.

2015 – Uma grande parcela dos smartphones Android não possui um hardware top de linha. Pensando nisso, o Facebook lança um aplicativo para aparelhos mais modestos, considerados de baixo custo.

PSafe Total passa a fazer uma limpeza ainda mais profunda no device Android e, antes restrita a lixos e arquivos desnecessários, passa a remover dos smartphones os caches gerados pelas redes sociais. Isso impede que seu uso simples possa representar perda de capacidade de memória do aparelho e consequente lentidão, com perda de performance.

Também foi lançado o sistema anti-phishing do PSafe Total, que garante segurança de navegação mobile aos usuários Android. Assim, os links abertos no navegador ou mesmo no Facebook passam a ser avaliados antes de permitir redirecionamento de página. Proteção ainda mais completa para quem tem o APP instalado.

Instagram

2006 – Aplicativo e lançado apenas para iPhone

2012 – Após sucesso estrondoso entre os usuários de iOS, 6 anos depois o Instagram lança um app para Android. No mesmo ano, o aplicativo recebe uma grande atualização, com alterações no design, novos filtros e a possibilidade de visualizar interações realizadas pelos amigos.

2013 – Aplicativo recebe um botão para gravar vídeos e uma tecnologia exclusiva para estabilização da imagem, além de um software de edição que permite uma transição suave entre cortes do vídeo.

No mesmo ano, o app adiciona um novo recurso que possibilita a correção e o nivelamento das fotos e a uma opção para reprodução de vídeos automáticos, apenas quando o smartphone estiver conectado a uma rede wifi.

Também foi adicionado o Instagram Direct, serviço de mensagens privadas dentro da rede. Com o recurso, passou a ser permitido o envio fotos e de vídeos apenas para amigos selecionados.

2014 – Aplicativo recebe uma otimização que permite o carregamento de imagens até duas vezes mais rápido do que na versão anterior. Passou também por pequenas alterações no design, como a ausência de sombreado nos botões e um melhor aproveitamento do espaço em tela. No mesmo ano, o app recebeu mais cinco filtros e totalizou 19 efeitos automáticos que podem ser adicionados às fotos.

A edição de legendas, um recurso bastante requisitado pelos usuários, também foi adicionado. O aplicativo ganhou ainda uma nova aba, chamada de Pessoas, dentro do Explorar. Nela é possível ver indicações de perfis para seguir.

Assim como no caso do Facebook, o gerenciamento de APPs, monitoramento de uso do plano de dados e gestão da bateria, recursos do PSafe Total estabilizados em 2014, permitiram aos usuários estender a vida útil da bateria e conseguir chegar ao fim do mês com o plano de dados móvel contratado.

Com o PSafe Total passa a ser possível interromper o uso de APPs em segundo plano (reduzindo o consumo de dados), escolher um perfil de uso do smartphone para otimização do pacote de conexão do aparelho e ainda estabelecer quanto de banda larga poderia ser consumido por aplicativos, aumentando o controle dos usuários sobre seus gastos.

A liberação de memória interna do Android, ao transferir APPs e arquivos para o cartão-SD, também ajudou a ampliar a privacidade dos usuários. O cartão SD pode receber senha para bloqueio de acesso de terceiros com uso do Cofre, impedindo o vazamento de fotos, vídeos e informações pessoais na rede.

2015 – Atualização permite que os vídeos sejam repetidos de forma automática, sem aumentar o consumo de dados.

Whatsapp

2009 – Fundação da empresa

2010 – Aplicativo fica disponível para download na Android Market

2011 – A função de grupos é adicionada ao aplicativo, inicialmente limitado a cinco pessoas.

2012 – É adicionado recurso de compartilhamento utilizando geolocalização. Também foi inserido a possibilidade de personalizar o ícone dos grupos.

2013 – É adicionado uma ferramenta que permite enviar mensagens de voz.

2014 – Atualização permite que as pessoas identifiquem quando a mensagem foi lida pelo destinatário. Os famosos dois “tiques” azuis causam bastante polêmica na Internet. App também adota um sistema de criptografia que impossibilita a espionagem do conteúdo das mensagens.

A ferramenta de Limpeza também é capaz de analisar o registro de cache do aplicativo, contribuindo para manter a boa performance do Android.

E agora, com as conversas mais importantes migrando para o popular APP de mensagens instantâneas, a função Cofre passa a ser ainda mais importante para a proteção e manutenção da privacidade dos usuários de smartphones.

2015 – Lançamento da versão WEB e da possibilidade de chamadas por voz.

A proteção antivírus e anti-malware presente no PSafe Total Android, que até então protegia o usuário de ameaças digitais móveis, também acompanha os usuários do Whatsapp no desktop, com o melhor e mais completo antivírus brasileiro instalado no PC, o PSafe Total, para ampliar os benefícios de segurança e performance a qualquer dispositivo.

A função Limpeza do PSafe Total é melhorada para impedir o salvamento de fotos duplicadas recebidas por Whatsapp, impedindo o comprometimento da memória do aparelho e organizando dados e informações, que passaram a ser únicos.

E as novidades não param por aqui: o PSafe Total Android recebe atualização constante para continuar levando a você a melhor experiência digital móvel no seu Android.

Tags: